CNT/MDA: Cai avaliação negativa do governo


Pesquisa CNT/MDA divulgada hoje, a primeira desde o início do governo Michel Temer, mostra que o presidente em exercício conseguiu reduzir o pessimismo em relação ao governo. Na comparação com a gestão Dilma, a avaliação negativa (“ruim/péssimo”) da administração Temer caiu 31,9 pontos percentuais (ver tabela abaixo). A avaliação positiva (“ótimo/bom”) de Temer, por sua vez, é praticamente idêntica à da presidente afastada (ver tabela abaixo).

Constata-se também a opinião pública resolveu esperar um pouco mais antes de expressar seu julgamento, já que cerca de 1/3 dos entrevistados declara que não sabe avaliar a gestão Michel Temer. Como a economia ainda não deu sinais de melhora, o que só deve ocorrer de médio a longo prazo, 54,8% dos entrevistados entendem que os governos Dilma e Temer são iguais, pois “não se percebe nenhuma mudança no país”.

A corrupção continua sendo um desafio para Temer, pois 46,6% dos entrevistados acreditam que a corrupção “será igual à do governo Dilma”, o que explica a preocupação do presidente com esse tema. Não é por acaso que até agora os ministros citados na Lava Jato acabaram demitidos de seus cargos.

Devido ao alto índice de desemprego, 57% responderam que a prioridade do governo deve ser a geração de empregos. Por esta razão, 35% consideram que a reforma trabalhista é a miais importante.

Embora alguns senadores se mostrem indecisos em relação à aprovação do impeachment de Dilma Rousseff, a opinião pública é a favor do afastamento definitivo da presidente. O discurso do PT de que trata-se de um golpe não encontra respaldo na população: 61,5% avaliam que o processo contra Dilma é legítimo.

Vale mencionar que para 44,1% dos entrevistados, a corrupção do governo federal é vista como o principal motivo para o impeachment de Dilma. As pedaladas fiscais são citadas por 33,2%. De uma forma geral, o levantamento pode ser considerado positivo para o presidente interino, principalmente pela redução da rejeição ao governo na comparação com Dilma.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais