Clipping: Renan articula para permanecer na presidência do Senado


A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta terça (6) desafiar liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, e recusou-se a afastar da presidência da Casa o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

O Senado encaminhou ao STF uma decisão da Mesa em que informa que aguardará o posicionamento do plenário do tribunal para então aceitar o afastamento de Renan.

Foram redigidas duas versões desse comunicado, em reunião que durou mais de quatro horas. A primeira trazia expressamente a mensagem de descumprimento da decisão da corte e não foi assinada pelo primeiro-vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC).

A versão divulgada pela Mesa do Senado foi a segunda, mais amena e assinada pelo petista, que não fala explicitamente em descumprimento, apesar de contrariar a ordem do ministro.

O afastamento foi decidido monocraticamente por Marco Aurélio. Os demais ministros só vão apreciar o caso nesta quarta-feira (7). (Folha)

Sérgio Cabral vira réu por quadrilha, corrupção e lavagem

A Procuradoria da República denunciou o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) por quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro. O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, recebeu a denúncia nesta terça-feira, 6.

Sérgio Cabral é acusado por 164 atos de lavagem de dinheiro e 49 de corrupção passiva.

São acusados na denúncia, além do ex-governador, 12 aliados seus, inclusive sua mulher Adriana Ancelmo – cuja prisão foi decretada pelo magistrado – e ex-secretários de Estado. Adriana se entregou nesta tarde à PF, que também realizou buscas em sua residência. (Estadão)

Plano de Reforma da Previdência é uma proposta inicial, diz Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a reforma da previdência é necessária para garantir o equilíbrio das contas públicas, mas que o texto apresentado é apenas uma proposta inicial que será debatido pela sociedade com o Congresso Nacional. Reforçou ainda que as mudanças busca uma melhoria de longo prazo e que nesse período ocorrerá mudanças em relação a quem comanda o Ministério da Fazenda e a Presidência da República.

— É o Congresso que vai aprovar. Essa é uma proposta para início de debate. Vamos conversar com calma e tranquilidade — disse em palestra feita na União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo. (O Globo)

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais