Cai discurso de Dilma


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, derrubou o último discurso petista contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff ao determinar o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato de deputado federal e, consequentemente, da presidência da Casa. A decisão de Teori é liminar (provisória). Cunha tinha consciência que cairia, cedo ou tarde, mas avalia que venceu a guerra contra o governo Dilma. Ele foi um dos maiores fiadores do impedimento. Com o afastamento de Cunha, quem acaba em situação de maior conforto é o vice-presidente Michel Temer. Porque o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória para presidente da República.


Programa de eficiência energética

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), publicada ontem (4) no Diário Oficial da União. O programa promove a racionalização do consumo, por meio de ações de combate ao desperdício. O projeto de lei original, da senadora Ana Amélia (PP-RS), previa que investimentos obrigatórios em programas de eficiência energética das concessionárias e permissionárias de distribuição de energia priorizassem iniciativas da indústria nacional. A mudança, no entanto, acabou não sendo aprovada por já ter sido contemplada na Lei 13.203/2015.

Vedação automática de água

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou, ontem (4), o projeto de lei que torna obrigatória em todos os banheiros destinados ao público, tanto em prédios públicos quanto privados, a instalação de torneiras com dispositivo de vedação automática de água. A proposta segue agora para decisão terminativa na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Fica vedada pelo texto aprovado a concessão do “habite-se” para os prédios que não se enquadrarem na nova regra. Caberá aos órgãos municipais fiscalizar o cumprimento da exigência.

Assistência odontológica a pacientes internados

Foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado o projeto de lei que estabelece que os hospitais públicos e privados deverão oferecer assistência odontológica a pacientes internados. A proposta foi aprovada na forma de substitutivo da relatora, a senadora Ana Amélia (PP-RS), que seguirá para análise do Plenário. Se aprovado, o texto voltará para a Câmara. O projeto já havia sido aprovado, mas teve de retornar à comissão em razão de emenda apresentada em Plenário. Tal emenda restringia a obrigatoriedade da assistência odontológica aos pacientes com problema de saúde bucal. Em seu voto favorável, a relatora observou que o principal objetivo do projeto é o de evitar infecções hospitalares. A proposta também inclui a assistência odontológica no atendimento e internação domiciliares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais