Agenda: Fitch volta a rebaixar nota do Brasil

  1. A agência de classificação de risco Fitch voltou a rebaixar a nota de crédito do Brasil, reduzida de BB+ para BB. Foi o segundo rebaixamento da nota pela agência em seis meses. Em 16 de dezembro, o país perdeu o grau de investimento pela agência. Em nota, a Fitch afirma que a redução da nota reflete a contração econômica do país, mais profunda do que a antecipada e o fracasso do governo (G1).
  2. Por unanimidade, o STF afastou Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato e, por consequência, da presidência da Câmara dos Deputados. Os ministros elencaram indícios de que Cunha usa o cargo para atrapalhar as investigações. E refutaram a tese de que Judiciário interfere no Legislativo. Ao deixar o plenário do STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, autor do pedido de afastamento do deputado, limitou-se a sorrir e dizer: “onze a zero” (Veja on line). Foi na madrugada de quinta-feira que ficou pronta a decisão do ministro-relator da Operação Lava-Jato no STF, Teori Zavascki, sobre o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com 73 páginas, a peça assinada pelo ministro do Supremo atendeu a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) há quase seis meses, em 16 de dezembro (Correio – p.3).
  3. O governo anuncia, hoje, medidas que serão adotadas para compensar a perda de arrecadação com a correção de 5% na tabela do Imposto de Renda das pessoas físicas a partir de 2017. A principal é o aumento do IR para empresas que optam pelo regime do lucro presumido. Mas também subirá a tributação sobre doações, heranças e direitos de imagem. Pelos cálculos da área econômica, a correção da tabela, anunciada por Dilma em 1º de maio, custaria R$ 5 bilhões aos cofres públicos (O Globo – p.26).

Agenda

  • 9h – IBGE divulga IPCA de abril.
  • 10h – Comissão do Impeachment vota parecer do relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais