Cai apoio do governo na Câmara


Na semana passada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o governo se enfraqueceu após a apresentação, em junho, da primeira denúncia contra o presidente Michel Temer pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por corrupção passiva.

Levantamento da Arko Advice mostra que sua avaliação está correta. O apoio do governo na Casa em agosto foi de 43,8%, o mais baixo desde dezembro do ano passado (42,57%).

O estudo foi feito a partir da análise de 24 votações nominais e abertas ocorridas na Câmara ao longo do mês passado.

Em termos partidários, foi generalizada a queda do apoio. O percentual caiu em 20 das 25 legendas com representantes na Casa. Grande parte dessa queda se deu pelo aumento do número de ausências. Apenas nas legendas PDT e PEN houve variação positiva.

No PSDB, a queda do apoio de julho para agosto foi de 11,56%. No PMDB, partido do presidente, foi de 13,38%.

Vale ressaltar que, apesar da queda no percentual de adesão ao governo, o Planalto saiu vitorioso nas principais votações ocorridas no período. Além da própria denúncia contra o presidente Michel Temer, que foi rejeitada, o governo teve outros resultados positivos.

Aprovou a Medida Provisória nº 777/17, que criou a Taxa de Longo Prazo (TLP), garantiu a manutenção de vetos importantes e aprovou as novas metas fiscais de 2017 e 2018.

Em parte, a queda no apoio se relaciona à pressão de aliados por mais espaço no governo. É, portanto, situação contornável. Mas fica evidente, aqui, a dificuldade que o governo terá para garantir apoio suficiente para aprovar a Reforma da Previdência. Afinal, trata-se de Emenda Constitucional, o que requer o apoio de 3/5 (308 votos) da Câmara.

Com relação à denúncia que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar contra o presidente Temer, a tendência continua sendo de rejeição pela Câmara. Em especial, após a divulgação de gravações que colocam sob suspeição o acordo de delação assinado entre a JBS e a PGR.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais