Movimentação presidencial de Doria tira força de sua eventual candidatura a governador


A intensa movimentação do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), na disputa pela candidatura presidencial contra o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), tem potencial para trazer consequências sobre a escolha do candidato tucano ao Palácio dos Bandeirantes em 2018.

Embate João Doria x Geraldo Alckmin

Visto até recentemente como um potencial candidato a governador de São Paulo, Doria tem desagradado Alckmin. O que se comenta é que Alckmin não confia mais nas juras de lealdade do prefeito. Assim, como forma de pressionar Doria, Alckmin incentiva o lançamento de duas pré-candidaturas do Palácio do Bandeirantes: a do secretário de Saúde, David Uip, e do cientista político Luiz Felipe d’Avila.

Ou seja, Geraldo Alckmin está passando para João Doria o recado que o prefeito já não é visto como o candidato ao Palácio dos Bandeirantes que Alckmin deseja. Além da desconfiança de Alckmin com Doria, a movimentação do prefeito pelo país o fez perder terreno no tabuleiro como um potencial candidato a governador de São Paulo mesmo que apareça bem posicionado nas pesquisas.

Isso sem falar que, independente do desdobramento do embate entre Alckmin e Doria pela candidatura ao PSDB ao Palácio do Planalto, é pouco provável que Alckmin, mesmo que venha a ser escolhido como o candidato tucano à presidência da República, retome a confiar em Doria a ponto de escolhê-lo como seu candidato a governador.

Porém, mesmo que não seja candidato a presidente, Doria ainda poderá se viabilizar como candidato a governador. Tudo irá depender de como será a disputa com Alckmin. Mesmo que desavenças entre eles ocorram no embate pela candidatura presidencial do PSDB, o partido carece de nomes competitivos para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes, principalmente por conta do desgaste do senador José Serra (PSDB-SP) e do chanceler Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Assim, caso concorra a governador, João Doria entraria na disputa como favorito.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais