Agenda. Sexta, 11/12: Levy ameaça ir embora se meta fiscal de 2016 cair


Destaques dos jornais

  1. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, voltou a sinalizar – desta vez a parlamentares governistas da Comissão Mista de Orçamento – que sua permanência no governo “perderá o sentido” se não for aprovada para o próximo ano meta de superávit primário de 0,7% do PIB. Com a meta “zerada”, como defende parte do governo e parlamentares da base de apoio, o País perderia o grau de investimento das agências de classificação de risco.
  2. Dois anos e meio antes de as “pedaladas fiscais” justificarem a abertura do processo de impeachment de Dilma, técnicos do Tesouro elaboraram, em julho de 2013, diagnóstico sobre a situação fiscal e econômica do país. O relatório alertava o governo sobre o perigo de um “downgrade” na avaliação de risco soberano em até dois anos, como a “contabilidade criativa” afetaria a credibilidade da política fiscal. Ao fim de 2015, o Tesouro estaria com um passivo de R$ 41 bilhões na conta dos subsídios em atraso.
  3. Ministros do STF começam a defender uma tese para afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara. Parte da corte entende que as manobras regimentais do deputado obstruem as investigações. “Uma pessoa que usa o cargo para impedir sua cassação o faz para manter o foro privilegiado”, diz um integrante dessa corrente. O Tribunal aguarda ser provocado.

Destaques da Agenda

  • 11h – Dilma participa de cerimônia do Dia dos Direitos Humanos, no Palácio do Planalto
  • 18h – Joaquim Levy concede entrevista no encerramento do Seminário Internacional Projeto OEA: Compliance, em São Paulo

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais