Convocação extraordinária: semana decisiva


A convocação extraordinária do Congresso em janeiro ganhou novos defensores e parece ser o cenário mais provável. Algumas questões, porém, ainda estão abertas e terão influência importante nessa decisão.

A primeira delas e mais determinante delas é a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o rito do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Se o julgamento não for concluído esta semana, não há motivo para convocação extra em janeiro, já que continuará a haver insegurança sobre os procedimentos. Mas a liminar do ministro Luiz Edson Fachin vale apenas até o dia 16. Se o julgamento for interrompido, os ministros terão que decidir sobre a prorrogação ou não da liminar.

Por outro lado, se os ministros concluírem o julgamento, estabelecendo o rito, o caminho está aberto para a convocação em janeiro.

Outra questão é a pauta a ser analisada durante a convocação. De acordo com a Constituição, a lista dos temas que poderão ser tratados durante os trabalhos extraordinários precisa ser definida e votada pela maioria absoluta da Câmara e do Senado.

Os adversários do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendem a inclusão do seu processo na pauta de deliberações. A julgar pelo que está ocorrendo no Conselho de Ética, esta não será uma decisão tranquila.

Se houver convocação, o mais provável é que ela ocorra a partir do dia 11 de janeiro ou do dia 18. Mesmo que ela aconteça a partir do dia 11, ainda não é possível afirmar se a Câmara conseguirá concluir a análise do impeachment no primeiro mês de 2016. Por isso o governo ainda defende a retomada em 4 de janeiro.

A conclusão dependerá, entre outros aspectos, de:

  1. o Supremo anular a eleição dos nomes já eleitos para a Comissão Especial do Impeachment;
  2. a presidente Dilma Rousseff usar todas as dez sessões que ela tem, após a instalação da comissão, para apresentar sua defesa;
  3.  haver outros questionamentos no Supremo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais