Agenda. Quarta, 16/12: Levy deixará governo em breve


Destaques dos jornais

  1. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, acertou com Dilma sua saída do governo já há alguns dias. Ele ficará por mais breve tempo no cargo até que a presidente encontre um substituto e o cenário político fique mais nítido. O Palácio do Planalto pediu para que o ministro faça a transição da forma mais suave possível e discreta, para não assustar o mercado. Diante da dramática crise política, a presidente conduzirá política fiscal bem mais tímida que a defendida por Levy.
  2. Os líderes da oposição que foram ontem ao STF pressionar o ministro Edson Fachin saíram apreensivos. Relatam que, em determinado momento da conversa, ele disse que a presidente Dilma deveria ter tido a oportunidade de se defender antes de o processo de impeachment ser aceito pelo presidente da Câmara. Os oposicionistas apoiaram a decisão de Eduardo Cunha e argumentaram que essa defesa não está prevista na Constituição. Fachin sugeriu que os deputados votem leis mais detalhadas para evitar a judicialização.
  3. Por unanimidade, o TSE negou recurso de Dilma no processo da prestação de contas da campanha de 2014. As contas foram aprovadas, mas, em agosto, o relator, ministro Gilmar Mendes, determinou o envio de documentos à Procuradoria Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF), recomendando investigação de supostas irregularidades durante a campanha à reeleição. A defesa de Dilma argumenta que se trata de tentativa de reabrir o julgamento das contas.

Destaques da agenda

  • O Supremo Tribunal Federal julga ação sobre rito do processo de impeachment.
  • Reunião da Executiva Nacional do PMDB para discutir, entre outros assuntos, a operação deflagrada ontem (15) Polícia Federal de busca e apreensão em endereços de lideranças do partido.
  • Congresso Nacional pode votar Plano Plurianual de Investimentos 2016-2019 e projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias da União (LDO) de 2016.
  • IBGE divulga resultado das vendas no varejo em outubro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais