O líder vai ter que aparecer


O Brasil acordou nesta quinta-feira, 17, com a necessidade de encontrar um líder para encaminhar a saída para crise política que completou um ano sem sinal de solução. Isso tornou-se uma urgência depois que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal o afastamento de Eduardo Cunha do mandato e do cargo de presidente da Câmara.

Até esse momento, havia uma presidente da República destituída e o presidente de uma das Casas legislativas no comando de uma série de iniciativas que faziam o poder convergir para ele. Comandava a o impeachment da presidente, ditava a pauta legislativa, obstruía a tentativa de ajuste fiscal e obstruía os adversários que queriam a sua cassação. Essa última, a propósito, foi a razão alegada para tirá-lo da cadeira de chefe.

Em seu apoio, involuntariamente trabalhava o próprio Supremo, cuja sessão destinada a ditar o rito do impeachment deverá aprovar os procedimentos que Cunha tem determinado. Se, em seguida, O STF referendar o pedido do procurador, criará uma situação muito particular, daquelas às quais costumamos aplicar o carimbo “só no Brasil acontece isso” – vacância do cargo vazio do responsável pela administração do processo contra a presidente.

A situação deverá contribuir inclusive para devolver ao jogo o mais importante dos personagens do roteiro que se desinteressara pelo tema: as ruas. Uma das razões que explicavam tal ausência era o protagonismo do presidente da Câmara. Os interpretes do fenômeno argumentavam até aqui que os adversários de Dilma Rousseff haviam recolhido suas bandeiras porque a mais importante delas – o impeachment – fora roubada pelo o último político com credibilidade para assumir esse papel.

Seu nome? Eduardo Cunha. Sempre ele. O corolário desse teorema era a impossibilidade de mudança. Como as coisas tendiam a ficar como estavam, as ruas não tinham porque voltaram a protestar. Mas, de repente, “como só acontece no Brasil”, um personagem coadjuvante, como Rodrigo Janot, entra em cena com uma fala fora do script. Dependendo da resposta do Supremo, a liderança que faltava tem que obrigatoriamente aparecer. Como diz o vice-presidente Michel Temer, falta “alguém”. Falta alguém para assumir a gestão do impeachment.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais