Novo risco para o ajuste fiscal


O Congresso entra em recesso no dia 23 de dezembro. O governo corre contra o tempo para tentar aprovar as MPs nº 692 (pronta para ser votada pela Câmara) e nº 694 (ainda sob análise de Comissão Mista). O risco de não conseguir, em especial com relação à MP nº 694, é alto.

A primeira cria alíquotas progressivas para o IRPF sobre ganhos de capital. A segunda aumenta de 15% para 18% a alíquota do Imposto de Renda na fonte incidente sobre os juros de capital próprio (JCP) pagos a titulares, sócios ou acionistas das empresas e reduz os benefícios no pagamento de PIS/Cofins pela indústria química. Juntas, elas podem gerar uma receita de R$ 3,8 bilhões anuais para o governo.

Se não forem aprovadas ainda este ano, as mudanças sobre ganhos de capital e JCP não poderão entrar em vigor em 2016, afetando ainda mais o ajuste fiscal.

No parágrafo 2º do artigo 62 da Constituição afirma-se que medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia do ano em que foi editada.

As exceções são para importação de produtos estrangeiros; exportação para o exterior de produtos nacionais ou nacionalizados; produtos industrializados; operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; ou na iminência ou no caso de guerra externa. Imposto de renda e proventos de qualquer natureza estão fora.

Com isso, o governo pode ser obrigado a adotar medidas compensatórias, aumentando outros tipos de tributo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais