Agenda do dia, 13


Acompanhe os assuntos que merecem destaque nesta quarta-feira:

  1. Nelson Barbosa busca forma de estimular a economia sem elevar subsídios. O ministro tem discutido medidas de estímulo ao crédito por meio dos bancos públicos, mas descarta fazê-las com aumento dos subsídios. O reforço no crédito viria dos recursos que foram repassados pelo Tesouro aos bancos públicos como pagamento pelas chamadas “pedaladas fiscais”.
  2. O PT fez chegar ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o recado de que pedirá sua cabeça ao Planalto se o Copom aumentar a taxa básica de juros (Selic) na reunião de 19 e 20 deste mês. As pressões dos petistas têm ganhado a adesão de auxiliares de Dilma. A ala contrária à elevação da Selic teme que novo ciclo de aperto monetário mergulhe o país em depressão, encerre qualquer possibilidade de retomada do crescimento e coloque fim ao projeto de permanência do PT no poder.
  3. Nelson Barbosa já sinalizou internamente que não é prioridade fazer a correção da tabela do imposto de renda em 2016. Depois da divulgação do IPCA de 2015, a pressão pela correção aumentou por causa da defasagem entre a correção e o aumento da inflação.

Agenda

  • Último dia para Dilma sancionar a lei que trata da repatriação de recursos de brasileiros no exterior.
  • O IBGE divulga o resultado do varejo em novembro de 2014.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais