Agenda: chance de afastamento da Dilma é de 90%

  1. “Vamos analisar o processo de impeachment da Dilma sem atropelo nem procrastinação”, disse o presidente do Senado, Renan Calheiros, após receber os documentos ontem à tarde. “Nós temos pessoas que pedem para agilizar o processo, mas nós não poderemos agilizá-lo de tal forma que pareça atropelo ou delongar de tal forma que pareça procrastinação”, afirmou o senador, durante entrevista ao lado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, recebeu Renan Calheiros em seu gabinete, quando acertaram a discussão sobre o trâmite do processo de impeachment no Senado. Os dois afirmaram que vão definir juntos esse rito. “O roteiro será traçado de comum acordo”, disse o presidente do STF (Estadão – p.A10).
  2. Os senadores do PT e de outros partidos da base aliada admitiram que a chance de afastamento da presidente da República é de 90%. Em encontro a portas fechadas promovido na liderança do governo no Senado ontem, os participantes reconheceram que a situação da presidente é, nas palavras de um deles, “muito difícil”, mas não “irreversível” (Estadão – p.A10). Lula reconheceu que Dilma dificilmente voltará ao Palácio do Planalto caso o Senado aprove a abertura do processo de impeachment na Casa. Essa avaliação foi feita durante reunião com o presidente do PT, Rui Falcão, e representantes de movimentos de esquerda. É necessária a maioria simples para que o processo de impeachment tenha prosseguimento no Senado. Essa votação deverá ocorrer no início de maio e o processo terá até 180 dias de duração. O afastamento definitivo requer dois terços da Casa (Folha).
  3. O STF examina amanhã, em plenário, a liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes que suspendeu a posse de Lula na Casa Civil. Gilmar acatou pedidos em dois mandados de segurança impetrados pelo PPS e PSDB. As ações afirmam que Lula assumiu o ministério para conquistar foro privilegiado e pedem a anulação na nomeação (Valor).

Agenda

  • Renan Calheiros define rito do impeachment de Dilma com líderes partidários.
  • Fachin media acordo entre Fazenda e governadores sobre dívidas estaduais.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais