A Previdência é o tema mais sensível na agenda de maio


O governo Temer terá seu maior desafio na Câmara dos Deputados em maio: aprovar a reforma da Previdência, pois ainda não tem os 308 votos necessários para ir a plenário e encerrar o assunto. Dez temas sensíveis compõem a agenda do mês, a maioria de natureza legislativa, boa parte integrante das reformas econômicas. A previsão do vice-líder do governo, Darcísio Perondi (PMDB-RS), é a de que o primeiro turno da Previdência seja votado no final do mês.

Pautas da Câmara e do Senado

Outro item da agenda da Câmara é o projeto sobre o ajuste fiscal dos Estados. Resta a análise de alguns destaques. Uma vez concluída a votação, ele seguirá para exame do Senado, na qual o relator poderá ser Armando Monteiro, ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Em maio, o Senado começa a discussão da reforma trabalhista, aprovada pela Câmara. Um dos cotados para assumir a relatoria do projeto é o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). O líder do PMDB, Renan Calheiros, disse que o texto dificilmente será aprovado pelo Senado conforme veio da Câmara. Para ele, haverá mudanças.

TSE julga chapa Dilma-Temer e STF foro privilegiado

Outro tema importante da agenda é a retomada do julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Luiz Fux reconheceu que não é possível prever quando o julgamento será concluído. O relator, ministro Herman Benjamin, encerrou a fase de coleta de provas do processo.

Agora, as partes envolvidas – Dilma, Temer e o PSDB, responsável pela ação contra a chapa – deverão manifestar-se dentro de cinco dias para que a ação seja liberada para julgamento. No próximo dia 5 termina o mandato da ministra Luciana Lóssio no TSE. Portanto, ela não participará do julgamento. O presidente Michel Temer já indicou para seu lugar o ministro Admar Gonzaga.

Ao longo de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) apreciará temas importantes que podem ter efeito sobre as investigações da operação Lava Jato. No dia 17, a Corte julga a possibilidade de prorrogações sucessivas do prazo de autorização judicial para interceptação telefônica. A Corte examinará também a constitucionalidade da prática de condução coercitiva para a realização de interrogatório. A ação foi apresentada pelo PT.

O STF pode julgar ainda a restrição ao foro privilegiado para deputados federais e senadores. O entendimento que deve prevalecer é que o foro somente será permitido para crimes cometidos durante o exercício do mandato.

Depoimento de Lula ao Juiz Sérgio Moro

O juiz federal Sergio Moro, à frente da Lava Jato, remarcou para o dia 10 próximo o depoimento do ex-presidente Lula em Curitiba. Lula será ouvido na ação penal que trata do recebimento de vantagens indevidas da empreiteira OAS e da propriedade de um apartamento triplex no edifício Solaris, no Guarujá, no litoral de São Paulo.

Ao longo de maio terminam os mandatos de seis diretores de agências reguladoras: José Carlos Moutinho, na Anvisa; José Carlos Abrahão e Simone Sanches Freire, na ANS; José Gutman, na ANP; Manoel Rangel Neto, na Ancine; e Paulo Lopes Neto, na ANA. Esses dois últimos não podem ser reconduzidos.

Nos dias 30 e 31 de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central delibera sobre a taxa básica de juros, hoje em 11,25% ao ano. Espera-se que haja nova redução. Outro item importante da agenda de maio é o anúncio do Plano Safra 2017-2018.

Publicado n’O Tempo em 3/05/2017

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais