SUCESSÃO 2018 (III): Lula lidera segundo turno, mas cenário está indefinido


As simulações de segundo turno de hoje são favoráveis ao ex-presidente Lula (PT). Ele venceria qualquer candidato do PSDB (ver tabela abaixo) e Jair Bolsonaro (PSC). Porém, está numericamente atrás nos cenários em que enfrenta Marina Silva (REDE) e Sérgio Moro. Isso mostra a disposição do eleitorado em votar num candidato out-sider. Também há um elevado número de brancos, nulos e indecisos (entre 20% a 30%, dependendo do cenário).

Para quem tem dúvidas da densidade eleitoral de João Doria (PSDB), basta observar a tabela acima. Doria possui numericamente mais intenção de voto que Aécio Neves ou Geraldo Alckmin, mesmo sendo menos rejeitado e conhecido. Nota-se também que Jair Bolsonaro teria hoje mais potencial eleitoral que Aécio e Alckmin.

Lula x “anti-política”

Caso seja novamente candidato ao Palácio do Planalto, a tendência é que Lula tenha uma vaga no segundo turno. Na conjuntura atual, o mais provável é que o ex-presidente enfrente alguém que represente a “anti-política” com um perfil mais conservador (Doria, Bolsonaro ou Moro). Apesar da vantagem de Lula, a disputa está indefinida, pois além da elevada rejeição do petista, há muitos eleitores localizados entre brancos, nulos e indecisos.

Embora tenha saído das eleições municipais de 2016 como grande vitorioso, o PSDB, caso não opte pela candidatura de Doria, poderá ficar de fora do segundo turno.

Veja os demais cenários e outras análises sobre a sucessão presidencial:

Sucessão 2018: Lula cresce e Bolsonaro entra na disputa pelo segundo lugar

Sucessão 2018 (II): Cenários sem Lula aumenta imprevisibilidade

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais