Depoimento de Lula será dia 10


Na semana passada, o juiz federal Sérgio Moro adiou do dia 3 para o dia 10 de maio o depoimento de Lula (PT) em um dos inquéritos que o ex-presidente responde na Operação Lava-Jato. A decisão ocorreu depois que o delegado Rosalvo Ferreira Franco, superintendente da Polícia Federal (PF) no Paraná, disse que precisava de um prazo maior para organizar a segurança.

A decisão de Moro, mesmo que tomada após uma solicitação da PF, frustrou o desejo do PT de transformar o depoimento em um grande ato político de apoio ao ex-presidente.

A expectativa dos petistas era aproveitar a mobilização dos movimentos sociais em função da greve geral, ocorrida no dia 28 de abril, e os atos do Dia do Trabalho (1º de maio), para deslocar milhares de simpatizantes do ex-presidente até Curitiba.

Estratégia de Lula

Mesmo que o adiamento tenha potencial para mobilizar menos militantes no dia 10, a tendência é que o ex-presidente mantenha sua intenção de evitar o debate jurídico com Moro para politizar o tema Lava-Jato. Um esboço dessa estratégia foi ensaiada por Lula na entrevista que concedeu ao jornalista Kennedy Alencar, no SBT, na semana passada. O ex-presidente afirmou ter muita vontade de prestar o depoimento a Sérgio Moro, pois ele afirma “não ter que provar sua inocência, mas sim eles [Lava-Jato] é que têm que provar a [sua] culpabilidade”.

Mais uma vez colocando-se como vítima, Lula disse que “faz três anos que é massacrado 24 horas” por dia, numa referência às denúncias que surgem seguidamente na imprensa contra ele por causa de seu envolvimento na Lava-Jato.

Mesmo com uma presença menor de militantes petistas em Curitiba no dia 10, Lula tende a provocar um embate com Sérgio Moro. Não por acaso na entrevista o ex-presidente declarou que “o depoimento é a primeira grande oportunidade que terá de falar frente a frente com Moro”.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais