À espera de um milagre


A renúncia da presidente Dilma Rousseff, ventilada nos últimos dias, esquentou o clima no Congresso Nacional. Embora os petistas rechacem a notícia, um clima de desânimo veio à luz. Ficou a sensação, entre os escassos aliados de Dilma, que o governo jogou a toalha antes mesmo da conclusão do processo de impeachment.

Nesta semana crucial, quando o relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) será votado na sexta-feira (6), os petistas acreditam que “os boatos de renúncia” enterram as pretensões do Palácio do Planalto. O governo está convencido de que será aprovada a admissibilidade, mas trabalha para a oposição não conseguir os 54 votos decisivos. Na fase atual, é necessário apenas a maioria simples dentro da maioria absoluta que é de 41 votos.

Se os apoiadores de Dilma conseguirem barrar 54 votos em plenário, número suficiente para aprovar o mérito, o impeachment poderá ser revertido, segundo aliados da petista. Acontece que, no melhor cenário para o governo, a oposição já contabiliza 51 senadores pró-impeachment. Só um milagre salvará Dilma.

Obrigatoriedade do freio ABS

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado pode votar, nesta terça-feira (3), a obrigatoriedade do sistema de freio ABS para todos os veículos automotores do país, inclusive as motocicletas. A exceção seria para motos de baixa potência, que poderiam usar o sistema CBS de frenagem. O projeto de lei (PLS 195/2012) é de autoria do ex-senador Cyro Miranda.

Banda larga em pauta

Em audiência pública, as comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) discutem, nesta terça-feira (3), o limite ao uso de dados por meio da internet em banda larga. Entre os temas em pauta, estarão a possibilidade de bloqueio aos serviços de conexão, após o limite da franquia contratada, e as providências que devem ser tomadas para sanar os problemas reclamados pelos consumidores.

Participam do debate o presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR/NIC.br, Demi Getschko; os representantes das empresas Oi, Claro, Net e Vivo; representantes dos ministérios das Comunicações e da Justiça, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de movimentos sociais ligados às áreas da comunicação e da defesa dos direitos dos consumidores; o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

Combate à violência contra a mulher

A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher do Senado apresenta, nesta terça-feira (3), Relatório de Avaliação de Políticas Públicas sobre o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, da senadora Regina Sousa (PT-PI). Na mesma reunião, a relatora da comissão, deputada Luizianne Lins (PT-CE), apresentará o plano de trabalho do colegiado para 2016.


Visitação suspensa

O programa de visitação ao Congresso Nacional ficará suspenso até 17 de maio para garantir a segurança, no Senado e na Câmara, durante as discussões e votações do pedido de admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A visita inclui espaços das duas Casas e pode ser realizada todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais