PGR torpedeia futuro político de Lula


As decisões da Procuradoria-Geral da República desta terça-feira comprometem seriamente o futuro político de Lula, além de reforçar o impeachment definitivo de Dilma e colocar figuras proeminentes do “lulopetismo” em maus lençóis, com potenciais riscos de se tornarem inelegíveis para a disputa de 2018.

O mais sério dos movimentos da PGR foi o pedido de inquérito contra Dilma, Lula, José Eduardo Cardozo e Aloízio Mercadante por obstrução da justiça. O processo já está com o ministro Teori Zavascki e deverá resultar em condenação, tendo em vista tanto o ambiente do STF – bastante hostil a Lula – quanto a abundância de provas que comprometem os investigados.

A acusação a Dilma de ter tentando obstruir à Operação Lava-Jato reforça, sem nenhuma dúvida, a tendência do impeachment no Senado, e deverá resultar na adesão de mais alguns senadores à tese.

Outra consequência é a de enfraquecer a imagem de Dilma no STF, reduzindo dramaticamente as chances de que ela possa obter alguma decisão interlocutória no STF sobre o andamento do processo de impeachment no Senado.

Rodrigo Janot pediu, ainda, a inclusão de Lula, Ricardo Berzoini, Jaques Wagner, entre outros, no inquérito da Operação Lava-Jato que já tramita no STF. Cabe ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no STF, autorizar a inclusão dos novos suspeitos no inquérito que já conta com 39 pessoas. No pedido, Janot afirma que Lula era o “chefe da organização criminosa” que explorou à Petrobras.

Para piorar o que já estava muito ruim, o empresário Ronan Maria Pinto, envolvido nas investigações do assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André, foi indiciado pelo juiz Sergio Moro no âmbito da Operação Lava-Jato. A prisão de Ronan poderá ter impacto no andamento do caso Celso Daniel que ainda está sob exame do STF.

Os fatos desta terça-feira, apontam para o comprometimento definitivo de Lula, que gastará o resto de sua vida política para se defender no STF de acusações variadas. Inclusive aquelas que poderão afetar casos antigos, como o mensalão, e o já mencionado assassinato do petista Celso Daniel.

A acusação a Lula, caso confirmada, poderá resultar em sua inelegibilidade para 2018, bem como a de próceres do PT, como Jaques Wagner, Aloizio Mercadante, Ricardo Berzoini. Enfim, um verdadeiro “Titanic” partidário.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais