Uma base curricular comum na educação


O Ministério da Educação enviará, em junho, ao Conselho Nacional de Educação a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em elaboração para atender a meta do Plano Nacional de Educação, e prevê o fomento à qualidade da educação básica. Os currículos das escolas devem ser alinhados, em 60% de seu conteúdo, a uma base nacional comum, que indicará os objetivos de aprendizagem em cada área de conhecimento.

A lei que instituiu o Plano Nacional de Educação deu o prazo de dois anos para a criação da Base Nacional Comum, a fim de que todos os currículos escolares do país, da educação infantil ao ensino médio, em escolas públicas e particulares, contenham os objetivos de aprendizagem essenciais a serem alcançados pelos alunos ano a ano. Essa base deve ser elaborada envolvendo todos os estados, o Distrito Federal e os municípios.

Defesa acanhada

Escalado para defender o relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, no Senado, Antônio Anastasia (PSDB-MG), o líder da bancada tucana, Cássio Cunha Lima (PB), se esquivou de enfrentar os petistas. Prefere o que chama de “debate de alto nível”. Acontece que o PT, conhecido por episódios aloprados, decidiu montar dossiês para vazar diariamente informações contra Anastasia. O governo pretende expor o relator para desestabilizá-lo. O Palácio do Planalto acredita que, sem o apoio ferrenho da bancada, Anastasia acabará entregando a relatoria. Aliados de Dilma têm em mãos uma série de denúncias.

Ficha limpa na Câmara

O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apresentou projeto de resolução (PRC nº 135) que altera o regimento interno na Câmara, instituindo uma espécie de “ficha limpa” para aqueles que ocupam ou aspiram cargos na mesa diretora da Casa, incluindo a presidência. Pela proposta, ficará vedada a ocupação ou permanência nesses cargos de parlamentares que tiverem denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes considerados graves, como os cometidos contra a economia popular, a fé pública, a administração pública, patrimônio público, tráfico de drogas, racismo, contra a vida, entre outros.

Fim da boquinha

O presidente nacional do Solidariedade, o deputado Paulinho da Força (SD), ironiza a defesa do PCdoB ao governo da presidente Dilma Rousseff. São cada vez mais raros os aliados de Dilma, mas os comunistas insistem em “morrer abraçados” com o PT. “O PCdoB sabe que vai perder muitas boquinhas (com o impeachment de Dilma)”, afirma Paulinho.

Reaproximação tardia

O líder da bancada peemedebista na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), desafiou o vice-presidente Michel Temer ao defender publicamente a presidente Dilma. Ele votou contra o impeachment. O jovem deputado acreditava que conseguiria importante espaço no governo Dilma, caso o impedimento fosse barrado. Perdeu a aposta. Isolado, ele tenta uma reaproximação com Temer, mas aliados do vice já avisaram que o fluminense não é confiável. Picciani deve ser destituído com a ascensão de Temer à Presidência da República.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais