A corrupção e o seu impacto na política externa brasileira


O Brasil enfrenta uma crise política agravada por uma derrocada econômica que também abala a sua imagem, projeção e poder de influência junto à comunidade internacional. Os casos de corrupção investigados no âmbito da Operação Lava Jato também têm sido criteriosa e rigorosamente analisados por diplomatas estrangeiros, executivos de multinacionais e especialistas do mercado financeiro.

É inegável que muito além da polarização e da briga político-partidária, quem está perdendo com todas as revelações é o país como um todo. Investimentos foram suspensos e a confiança na capacidade do Brasil de reinventar-se é bastante limitada.

Além disso, a política externa brasileira mostra-se incapaz de reverter esse quadro. O novo governo chegou com a promessa de resgatar o protagonismo do ministério das Relações Exteriores como principal formulador e executor dessa política, algo que até então, não se confirmou.

O Itamaraty de Temer

Em menos de um ano, Michel Temer já está em seu segundo chanceler. O tom em relação àqueles que não o reconhecem como um governo legítimo, subiu, nada além disso. O Brasil não exerce influência sequer no âmbito regional e assiste o mundo lidar com crises e conflitos sem que sua voz seja ouvida.

O que temos neste momento é a confirmação de que trocar ministro é uma coisa, mudar uma política, outra, completamente diferente. A política externa brasileira precisa urgentemente passar por um processo de modernização, reoxigenação e desideologização para que o país possa contar com ela para recuperar-se política e economicamente.

Já não basta dizer que o país vai entrar nos trilhos ou que o sentimento das pessoas é de que a situação está melhorando. O problema é que o Itamaraty foi contaminado em 13 anos e sete meses, por uma política ideológica que primou pelo preconceito em relação às grandes potências e blocos e focou em países e regiões que pouco ou nada poderiam oferecer em troca.

Nada além de um suposto voto na Assembleia Geral da ONU em relação à demandas que estão completamente fora do radar daqueles que comandam e lideram a ordem internacional.

A mudança necessária

Mudar cobra recursos, planejamento, consenso e coragem, sobretudo, coragem. O Brasil nunca se sentará à mesa com os grandes se não entender que lidar com o ônus é mais importante.

Diante desse cenário, no tempo que resta, o atual governo poderia pelo menos encaminhar o processo de reformulação doutrinária da nossa política externa, elaborar uma espécie de Livro Branco da Política Externa, e repensar o lugar do país no mundo. Sinalizar ao mundo o que priorizamos, como pensamos e como lidaremos com os temas das agenda internacional.

Não é mais possível manter a política externa como campo de batalha da política interna. O mundo ainda enxerga o Brasil como uma potência, mas é preciso responder aos desafios que se apresentam e de forma urgente.

Gostem ou não, o Brasil é um gigante e como tal deve comportar-se. Não se trata de impor essa força, mas de construir unidade em torno de projetos e de estabelecer diálogos sobre temas e agendas que nos fortaleçam como ator político relevante.

A crise também exige do Brasil um comportamento mais assertivo em relação ao aprofundamento do comércio exterior e da atração de investimentos. Enquanto não soubermos lidar com essa realidade, não teremos nem uma coisa e nem outra. E isso passa por uma profunda reflexão acerca de uma política externa de Estado e não de governo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais