Projeto garante funcionamento de casas-abrigo para mulheres durante a pandemia

Foto: Divulgação/Governo Aberto RJ

A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), anunciou o aumento de 9% das denúncias pelo Ligue 180 – canal de denúncias de violência contra a mulher. A violência doméstica geralmente se intensifica no final de semana, quando grande parte das famílias permanecem em casa. Durante o isolamento social, o fenômeno se intensificou tanto no Brasil quanto em outros países, como a China.

Para trazer uma solução às mulheres vítimas de violência, o Projeto de Lei 1444/20 propõe a garantia de funcionamento das casas-abrigo e dos Centros de Atendimento Integral e Multidisciplinares para Mulheres, durante a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de coronavírus.

Com a aprovação do projeto, a União, o Distrito Federal, os estados e municípios devem assegurar recursos extraordinários emergenciais para garantir que os centros possam funcionar.  A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), autora da proposta, afirmou que no Rio de Janeiro e São Paulo, o confinamento elevou os casos de violência doméstica em 50%, segundo dados divulgados por plantões judiciários e centros de apoio à mulher.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais