Para combater o coronavírus, novo marco do saneamento básico pode ser votado

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Grande parte da população brasileira não tem condições de atender as medidas da Organização Mundial da Saúde (OMS) de prevenção contra o coronavírus, como lavar as mãos com água e sabão. O Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento (SNIS) informou que 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e cerca de 100 milhões não têm coleta de esgoto.

Para fortalecer o combate à pandemia, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), estabeleceu como pauta prioritária para 2020, o novo marco regulatório do saneamento básico (PL 4.162/2019), que já foi analisado pela Câmara dos Deputados e pode ir a Plenário virtual no Senado. A proposta foi elencada pela equipe econômica como prioridade para ter tramitação acelerada no Congresso Nacional.

A proposta tramita atualmente na Comissão de Meio Ambiente (CMA), relatada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). “A gente tem defendido que seja um dos projetos prioritários, tanto porque ele é relevante para o aspecto sanitário como também porque ele alavanca investimentos em um momento que a nossa economia vai precisar disso e da retomada de empregos”, afirmou Vieira.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais