Na infraestrutura, há recursos; falta segurança ao investidor

Gabriel Jabur/Agência Brasília

Não faltam recursos, nacionais e estrangeiros, disponíveis para investimentos na infraestrutura, potencial motor da retomada econômica do país, conforme vem afirmando o ministro da área, Tarcísio Gomes de Freitas. Mas continua a faltar, segundo especialistas, segurança jurídica e regulatória capaz de atrair capital.

Com a Reforma da Previdência, já aprovada em primeiro turno na Câmara, o governo precisa esclarecer os seus planos para estimular o investimento privado, num cenário de restrição fiscal do setor público e encolhimento do BNDE. A reforma, tida como balizador para a retomada dos investimentos, precisa passar por outra votação na Câmara, o que deve ocorrer no próximo mês, e por mais duas no Senado.

Para sinalizar positivamente ao mercado, o governo necessita melhorar o arcabouço regulatório das concessões, atrair o investidor institucional (como fundos de pensão) para o mercado de debêntures incentivadas e ampliar a participação das seguradoras no processo. Aventa-se ainda oferecer algum mecanismo de proteção cambial aos investidores estrangeiros, que aplicam recursos em obras no país e esperam retorno no longo prazo. “Não há problema de recursos. E, enquanto outros setores têm ociosidade elevada, a infraestrutura tem excesso de demanda e deficiência de oferta”, disse o economista Carlos Antonio Rocca, diretor do Centro de Estudos de Mercado de Capitais da Fipe (Cemec-Fipe).

Segundo Monica de Bolle, diretora do programa de estudos latino-americanos da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, “o governo precisa ter uma mensagem clara sobre infraestrutura, da mesma forma como teve sobre a Previdência e passa cada vez mais a ter sobre a Reforma Tributária. Ele tem de falar abertamente sobre o tema, principalmente para o estrangeiro, que precisa ver que há estratégia rentável, apesar do ambiente político conturbado”.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais