Distrito Federal é exemplo de distanciamento social

Foto: Laura Baggi

O distanciamento social, defendido por cientistas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais formas de combater a propagação do novo coronavírus, impediu que o Distrito Federal perdesse o controle do avanço da doença.

O distanciamento possibilitou um achatamento da curva de contaminações, reduzindo a velocidade de casos infectados, internados e sobretudo de óbitos. Até às 17h do dia 15/05 (sexta-feira), foram notificados 3.787 casos confirmados da doença. Destes, 2.144 (56,6%) estão recuperados, 208 (5,5%) estão internador e 55 (1,5%) evoluíram para óbitos.

Em abril, a Secretaria de Saúde projetava que o DF tivesse 15 mil casos graves, com necessidade de unidades de terapia intensiva (UTIs). No entanto, com as medidas rígidas, o número caiu para 700. Hoje o DF tem 223 leitos de UTI disponíveis e o GDF trabalha para conseguir 900 leitos. A evolução da Covid-19 é exponencial, ou seja, se multiplica por uma constante e tende a se acentuar rapidamente.

No início da epidemia, muitas pessoas chegavam do exterior à Brasília, o que intensificou a necessidade das medidas precoces adotadas pelo governador Ibaneis Rocha. Essa interdição auxiliou a frear a disseminação da doença para a periferia e regiões mais populosas, onde pessoas mais vulneráveis ficam expostas.

Para especialistas, a flexibilização e revisão das medidas exige cautela, para evitar que o resultado seja perdido.  “Se não houver o cuidado de manter as recomendações, como uso de máscaras, evitar aglomeração e continuar com higienização, esse controle pode se perder.”, ponderou Hemerson Luz. Já José David acredita que o DF entrou em um paradoxo da prevenção, quando os benefícios das medidas são usados para contestá-las.

 

 

 

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais