Chapada dos Guimarães decreta situação de emergência em razão das queimadas

Divulgação/Wild Life Worldwide

A Chapada dos Guimarães, localizada a 65 km de Cuiabá, no Mato Grosso, decretou situação de emergência na quinta-feira (12), por conta das consequências dos incêndios nas proximidades. A situação foi decretada pela prefeita, Thelma de Oliveira (PSDB-MT). 

No município há o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com 3.300 km² de extensão,  área de preservação nacional e ambiental com 2.518 km², 46 sítios arqueológicos, dois sítios paleontológicos, 59 nascentes, 487 cachoeiras, duas reservas estaduais, dois parques municipais, além da diversidade de espécies animais e plantas. 

Segundo a prefeitura, foram R$ 23 milhões de prejuízo com despesas para conter os pontos de incêndio e outras medidas das suas consequências. A concentração de monóxido de carbono após as chamas tem afetado a saúde da população, que respira a fumaça tóxica, levando a mais atendimentos médicos e necessidade de medicamentos. 

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais