Reforma tributária não vai reonerar Zona Franca de Manaus, diz Mourão

Foto: Romério Cunha/VPR

Em reunião com o vice-presidente, empresários amazonenses demonstraram preocupação sobre aumento de impostos para indústrias da região

Em reunião com representantes da indústria amazonense, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, acalmou os empresários dizendo que a reforma tributária não irá retirar benefícios da região. Hoje, as indústrias da Zona Franca de Manaus funcionam sob um regime que garante menor quantidade de impostos: têm isenção de IPI, redução do Imposto de Importação e redução do Imposto de Renda, além de isenção do PIS/PASEP e Cofins em operações locais.

Para Mourão, esses benefícios ainda são necessários para garantir a sobrevivência da indústria na região amazônica. “Esse desmame ocorrerá a partir do momento em que outras condições forem colocadas para que a produção no Amazonas se dê de forma sustentada e dentro de um custo aceitável”, ponderou.

Representantes de associações industriais também aproveitaram o momento de preocupação ambiental do governo para ressaltar a importância da indústria. Em um documento apresentado a Mourão, os empresários da região argumentam que a existência do polo industrial ajuda a evitar que a atividade econômica do estado se volte novamente a atividades que geram desmatamento.

O vice-presidente também defendeu que a região será importante no processo de retomada econômica após a pandemia. “Nosso polo industrial de Manaus é um lugar que pode absorver a chegada de novas indústrias e temos que nos preparar para esse jogo, termos disponibilidade de energia, gente qualificada”, defendeu.

Postagens relacionadas

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais