Início » Reforma Administrativa: categorias tentam manter estabilidade incluindo exceções na PEC 32

Reforma Administrativa: categorias tentam manter estabilidade incluindo exceções na PEC 32

A+A-
Reset

A PEC 32/2020, que trata da reforma administrativa, define que somente trabalhadores das chamadas “carreiras típicas de estado” vão manter o benefício da estabilidade. A definição pouco clara de quais carreiras se encaixam nessa categorização tem gerado disputa.

Há duas vertentes: 1- de que as carreiras típicas são aquelas que são essenciais para o funcionamento do Estado, o que poderia permitir uma maior quantidade de servidores protegidos contra o fim da estabilidade, e 2- de que são aquelas carreiras que só podem existir no serviço público, como a magistratura e a polícia, por exemplo.

Ainda que o governo tenha preferência por fazer essa definição em um projeto de lei complementar posterior às mudanças constitucionais, a tramitação da reforma na Câmara tem se tornado uma batalha de categorias de servidores para tentar se enquadrar nessa definição.

“Eu pessoalmente entendo que a expressão poderia ser modificada para ‘carreiras exclusivas de estado’. A palavra ‘exclusiva’ é mais clara. Não existem, por exemplo, policiais privados, ou diplomatas fora do Estado”, disse o relator da PEC 32 na Comissão Especial, deputado Arthur Maia (DEM-BA), após reunião no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (1º).

O relator também reafirmou que, antes de votar a PEC no Plenário da Câmara, é preciso aprovar a regulamentação do teto remuneratório. “Não é razoável que façamos uma reforma administrativa que vai atingir o porteiro que ganha R$ 3.000 e deixemos de fora aquelas pessoas que ganham R$ 300 mil. Esse projeto é essencial para que possamos avançar na reforma”, avaliou.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real além de relatórios, Lives Exclusivas e um Evento Especial com figuras notáveis da nossa rede de contatos.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais