Você sabia que Carlos Vieira, favorito para assumir o cargo de presidente da Caixa Econômica Federal, já foi jovem aprendiz no Banco do Brasil (BB)? Indicado de Arthur Lira (PP-AL) ao posto máximo da Caixa, ele exerceu a função no BB na década de 70. Assim, ele começou a sua trajetória profissional. Carlos Antônio Vieira Fernandes é servidor de carreira da Caixa. Economista e natural da Paraíba, teve a sua vida política sempre muito movimentada. Com isso, desde 2012, exercia cargos de confiança na Esplanada dos Ministérios.
No primeiro mandato da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), Carlos Vieira assumiu a secretaria executiva do Ministério das Cidades. Na época, o ministro da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Lira.
Já em 2015, no segundo mandato de Dilma Rousseff, ele foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, quando o titular da pasta era Gilberto Occhi. Carlos Vieira também chegou a assumir as respectivas pastas como ministro interino. Em contrapartida, em 2016, a ex-presidente o exonerou quando o PP começou a participar da articulação de seu impeachment.
Na gestão do ex-presidente Michel Temer, Carlos presidiu o Conselho da Fundação Federal de Economia (FUNCEF), com duração de aproximadamente três anos.
Leia mais! Carlos Vieira recebe sinal verde do planalto para assumir Caixa Econômica
Rita Serrano deixará Caixa Econômica
Colecionador de cargos bancários, Carlos foi diretor de operações da BRB Financeira, no Banco de Brasília, por quase cinco anos. Mas anunciou seu desligamento há quatro meses. Sob sua liderança, a financeira foi indicada pelo Great Place To Work, em 2022, como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil, em sua categoria.
O novo indicado de Lira substituirá Rita Serrano, que é a atual presidente da Caixa. A nomeação de Rita ao cargo ocorreu no início do terceiro mandato de Lula (PT).