Carlos Vieira
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No centro das negociações políticas, o comando da Caixa Econômica Federal tem um nome considerado favorito nos bastidores. Carlos Antônio Vieira Fernandes, servidor de carreira do banco, já teria tido aval do presidente Lula e é dado como certo para assumir a estatal. Paraibano, Carlos Vieira é economista, já presidiu o fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef) e foi diretor presidente da BRB Crédito.

O nome foi apresentado ao Palácio do Planalto pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cuja indicação teria sido apalavrada por Lula como parte do acordo para ampliar a base de apoio do governo na Câmara. Além disso, Lira pretende indicar ainda as 12 vice-presidências do banco que devem ter representantes de outros partidos.

Carlos Vieira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia mais! Caixa concede R$ 14 bilhões em crédito para projetos de infraestrutura

A avaliação do entorno de Lira é de que a nomeação pode destravar nos próximos dias, após o fim da recuperação cirúrgica de Lula e com o retorno do deputado ao Brasil.

Autor

  • Rachel Vargas

    Editora-chefe na Arko Advice, desde fevereiro de 2022. Antes, atuou como repórter de política na CNN Brasil. Foi correspondente internacional em Nova Iorque pela Record TV. Atua em redação há 18 anos.