Pronampe: Congresso e governo negociam se programa será reeditado por MP ou PL

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O formato da reedição do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) está sendo avaliado entre o Congresso e o governo Federal. Existem duas possibilidades: envio de uma Medida Provisória (MP) ou aprovação de um Projeto de Lei (PL) – há inclusive, um PL, já aprovado pelo Senado (5.575/2020), que prevê a reativação do programa de forma definitiva.

Estão sendo negociadas melhorias em relação à edição anterior, adotada pelo governo em 2020. A ideia é aumentar a carência e o prazo final de pagamento das parcelas do Pronampe de forma que as empresas terão mais tempo para se recuperarem antes de iniciar o pagamento e poderão fazer isso sem aumentar o valor das parcelas.

À Arko Advice, o senador Alessandro Vieira (CIDADANIA-SE) afirmou ainda não haver definição sobre o tema. No entanto, disse que “o Congresso está buscando a solução mais rápida para reativar o programa”.

O Pronampe foi um programa adotado pelo governo em 2020 – e encerrou no mesmo ano – com o intuito de amenizar o impacto econômico, causado pela pandemia, nas micro e pequenas empresas brasileiras.

Postagens relacionadas

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais