Início » Projeto prioriza posse coletiva de terra destinada à reforma agrária
DestaquePolítica

Projeto prioriza posse coletiva de terra destinada à reforma agrária

Atualmente, a Lei da Reforma Agrária impossibilita que pessoas jurídicas sejam proprietárias de assentamentos da reforma agrária

A+A-
Reset

Projeto de lei prioriza posse coletiva da terra destinada à reforma agrária em assentamentos ambientalmente diferenciados. Desse modo, esse tipo de assentamento tem obrigação de garantir a preservação ambiental e manter a ocupação coletiva da terra, como o de comunidades extrativistas.

reforma agrária

Foto: divulgação/ Incra-GO

As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania ainda vão analisar o proposta. Se for aprovada, segue direto para o Senado.

Leia mais! LULA MINIMIZA CRÍTICAS DE LIRA E AFIRMA: “NÃO TEM MAIS CARGOS”

De acordo com o deputado Airton Faleiro (PT-PA), manter a forma coletiva de acesso à terra oferece maior segurança às populações que a ocupam.

reforma agrária

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

– Ao retirar essa terra do mercado e mantê-la sob domínio público, se assegura a conservação ambiental e as condições para as atividades agroextrativistas de seus moradores – afirmou o deputado.

Reforma agrária

Atualmente, a Lei da Reforma Agrária impossibilita que pessoas jurídicas sejam proprietárias de assentamentos da reforma agrária. Além disso, a proposta prioriza esse tipo de destinação para os assentamentos ambientalmente diferentes.

Leia mais! PROJETO TORNA CRIME USO DE FOTOS E VÍDEOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Um novo decreto presidencial feito no ano passado sobre a seleção de famílias que serão beneficiárias da reforma agrária altera a legislação anterior (Decreto nº 9.311/2018). Contudo, agora pela nova regra, a pontuação para as mulheres chefes de família passa de cinco para dez pontos.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00