Início » Lula minimiza críticas de Lira e afirma: “não tem mais cargos”

Lula minimiza críticas de Lira e afirma: “não tem mais cargos”

Em entrevista à Rádio Itatiaia, o presidente Lula reconheceu a obrigação de cumprir acordos firmados com Lira e demais parlamentares

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Após críticas do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ao Governo Federal na abertura do ano Legislativo, Lula buscou minimizar a insatisfação dos parlamentares. Em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta quinta-feira (8), o presidente da República considerou que o discurso de Lira obteve impacto apenas em sua base no Congresso Nacional. 

Leia mais! ORÇAMENTO DE 2024: VEJA AS COMISSÕES QUE MAIS SOFRERAM VETOS

— O Lira estava fazendo o discurso para o seu povo. O Lira falar no Congresso Nacional é como eu falar em uma assembleia sindical. Eu vou falar para o meu povo, eu vou falar mais duro — comentou Lula.

Na ocasião, Lira alertou para que não subestimem a mesa diretora da Câmara dos Deputados. Além disso, cobrou acordos e reforçou o papel do Legislativo na elaboração do orçamento. 

– Fundamental também relembrar que nossa Constituição garante ao Legislativo o direito de discutir, modificar, emendar, para, somente aí, aprovar a peça orçamentária oriunda do Poder Executivo — afirmou Lira. 

Em sua fala, Lira argumentou que definições sobre desoneração e sobre o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) precisam de diálogo com o Congresso Nacional. Ambos temas foram alvo da Medida Provisória 1202/2024. A MP finda os benefícios tributários aprovados pelo Legislativo.

O presidente da Câmara também fez referência aos vetos presidenciais às emendas de comissão previstas no Orçamento deste ano. O corte totaliza R$ 5,4 bilhões. 

Arthur Lira critica governo em abertura de ano Legislativo ao lado do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Arthur Lira critica governo em abertura de ano Legislativo ao lado do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Acordos entre governo Lula e Congresso

Apesar de minimizar as reclamações de Lira, Lula reconheceu que é preciso respeitar os acordos. 

— Se o governo fez acordo dentro do Congresso Nacional ou através do nosso ministro de Relações Institucionais ou através do ministro da Fazenda, fez algum acordo, a gente tem que cumprir. Porque quando você não cumpre o acordo feito, o resultado é que vai ficar mais caro — afirmou Lula. 

Quanto às insatisfações do Parlamento, o presidente afirmou que irá buscar se reunir com Lira nos próximos dias para entender o cenário. No entanto, Lula garantiu que “não tem mais reforma ministerial e não tem mais cargos”. 

Leia mais! A REAÇÃO SILENCIOSA DO PLANALTO AO DISCURSO DE LIRA

— O Orçamento foi aprovado, havia uma determinada quantia em dinheiro que era disponibilizada. Na medida que eles colocaram alguns milhões a mais, eu fui obrigado a vetar — afirmou Lula — Eu não posso gastar o que eu não tenho, nem pagar emenda com dinheiro que eu não tenho.

Congresso NacionalLiraLulaOrçamento 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais