Início » Projeto elenca requisitos para os dirigentes dos fundos de pensão

Projeto elenca requisitos para os dirigentes dos fundos de pensão

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 40/23, que tramita na Câmara dos Deputados, elenca diversos requisitos para os candidatos as vagas nos colegiados técnicos, nas diretorias, bem como nos conselhos das entidades de fundos de pensão. O texto em análise altera a Lei Complementar 109/01, que regulamenta o setor no país.

As Comissões de Administração e Serviço Público; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisarão o projeto de lei. Depois, o texto seguirá para o Plenário.

fundos de pensão

Gestão – Foto: Depositphotos

O autor da proposta, o deputado licenciado Sandro Alex (PR), diz que o país voltou a observar a escolha de pessoas que aparentemente não possuem conhecimento para fazer a gestão dos fundos de pensão. “Isso pode agravar o desequilíbrio e prejudicar os beneficiários”, defendeu.

Leia mais! Bancada agro apresenta emendas ao orçamento de 2024. Saiba quais

Os integrantes dos conselhos deliberativo ou fiscal, de acordo com a proposta, deverão comprovar experiência de pelo menos cinco anos, conforme o caso. Entre as áreas estão: financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização. Além disso, na categoria auditoria é necessário ter qualificação em entidades fechadas de previdência complementar com patrimônio de pelo menos 20% daquele da instituição na qual o candidato pretende ingressar.

Leia mais! Lula sinaliza indicação de Gonet à PGR para a próxima semana

Processo seletivo por organização autônoma

Já os indicados para a diretoria das entidades de previdência complementar, incluindo a presidência, quando for o caso, deverão ter formação no ensino superior. Bem como, atender aos mesmos requisitos dos pretendentes aos conselhos. Em todos os casos, ainda, será recomendado o processo seletivo por organização autônoma.

Nas entidades fechadas de previdência complementar patrocinadas por empresa, fundação ou entidade vinculada ao setor público, bem como por sociedade de economia mista, a fiscalização dessas indicações caberá à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), além do Tribunal de Contas da União (TCU).

Câmara dos DeputadosPrevidência SocialTCU

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais