Início » Lula sinaliza indicação de Gonet à PGR para a próxima semana

Lula sinaliza indicação de Gonet à PGR para a próxima semana

A+A-
Reset
Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou a aliados que deve escolher o atual vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). A previsão para o anúncio oficial é a próxima semana. 

Leia mais! Subvenção de ICMS é a prioridade – Análise

A avaliação é de que, em relação a outros nomes sugeridos, Gonet possui mais independência em relação ao Ministério Público para tomar decisões. Além disso, o entendimento é de que Gonet reúne as condições para ter apoio externo, principalmente do Supremo Tribunal Federal (STF). O vice-procurador-geral eleitoral tem, por exemplo, a aprovação dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

PGR

Prédio da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Foto: João Américo / Secom / PGR.

A força-tarefa de Curitiba durante a gestão de Rodrigo Janot no Ministério Público Federal é um exemplo que desperta cuidado no presidente para escolher o PGR. A análise é que, entre os cotados, Gonet demonstrou mais força para não sucumbir a pressões internas.

Leia mais! Governo Federal reestrutura cargos no Poder Executivo Federal

Lula se encontrou com Gonet ainda em setembro, quando Augusto Aras ainda estava no comando da PGR. Desde então, a PGR está sob a gestão interina de Elizeta Ramos.

Augusto ArasLulaMPFPGR

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais