Início » No Egito, Lula condena ações de Israel na Faixa de Gaza

No Egito, Lula condena ações de Israel na Faixa de Gaza

Lula pede cessar-fogo e fronteiras definidas para um Estado palestino

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Em seu primeiro compromisso nesta rodada de agenda internacional, no Egito, o presidente Lula condenou as ações de Israel na Faixa de Gaza e pediu cessar-fogo na região nesta quinta-feira (15).

Lula e o presidente do Egito, Abdel Fatah El-Sisi, no Palácio Presidencial de Heliópolis. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula e o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sisi, no Palácio Presidencial de Heliópolis. Foto: Ricardo Stuckert/PR

— O Brasil foi um país que condenou de forma veemente a posição do Hamas no ataque a Israel e ao sequestro de centenas de pessoas. Nós condenamos e chamamos de ato terrorista. Mas não tem nenhuma explicação o comportamento de Israel, que a pretexto de derrotar o Hamas, está matando mulheres e crianças, coisa jamais vista em qualquer guerra que eu tenha conhecimento — comentou Lula após reunião com o presidente egipcio Abdel Fatah al-Sisi, a quem agradeceu pelo apoio na repatriação de brasileiros retidos em Gaza.

Leia mais! LULA DESEMBARCA NO CAIRO PARA ASSINAR ACORDO SOBRE BIOENERGIA

Segundo Lula, Israel ignora as resoluções da direção da Organização das Nações Unidas (ONU). Com isso, o presidente brasileiro voltou a defender mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas, entre elas a inclusão de mais países da América Latina e da África.

Antes da fala de Lula, o presidente do Egito também defendeu um cessar-fogo e o apoio humanitário às vítimas da guerra.

— É preciso a instalação de um país palestino, cuja a capital é Jerusalém. E eu agradeço o reconhecimento do estado palestino por parte do presidente brasileiro — comentou al-Sisi.

Leia mais! LULA SE REÚNE COM LIDERANÇAS DO CONGRESSO APÓS CARNAVAL

Além da guerra, o chefe de Estado egipcio afirmou que os países devem reforçar as relações bilaterais nos campos cultural, agrícola, econômico e político. Al-Sisi ainda confirmou que deve vir ao Brasil a convite de Lula.

GuerraIsraelLula

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais