Início » Lula desembarca no Cairo para assinar acordo sobre bioenergia

Lula desembarca no Cairo para assinar acordo sobre bioenergia

Lula também assinará um acordo bilateral sobre ciência, tecnologia e inovação

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O presidente Lula desembarcou no Cairo, capital do Egito, nesta quarta-feira (14). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Lula discutirá com o presidente do Egito, Abdel Fatah Al-Sisi, a guerra entre Israel e o Hamas. Além disso, assinar um acordo sobre bioenergia e outro acerca de ciência, tecnologia e inovação. Ainda, a agenda oficial prevê compromissos públicos até quinta-feira (15).

Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Na quinta-feira (15), de acordo com o Itamaraty, Lula possui duas reuniões com Al-Sisi, sendo uma privada e outra ampliada. Sou seja, com a participação de integrantes dos governos brasileiros e do Cairo. A comitiva brasileira deve ser composta pela primeira-dama Janja; o chanceler Mauro Vieira; o assessor especial de Lula Celso Amorim; bem como a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

Leia mais! Os afagos entre Lula e Tarcísio de Freitas – Análise

Em comunicado à imprensa, o MRE informou que os encontros serão pautados pelas mudanças climáticas e pela guerra entre Israel e o Hamas.

Leia mais! LULA SE REÚNE COM LIDERANÇAS DO CONGRESSO APÓS CARNAVAL

– O apoio do governo do Egito foi fundamental para a repatriação de 115 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza, por meio de três evacuações pela fronteira de Rafah, em 12 de novembro 2023 (32 pessoas), 9 de dezembro de 2023 (47 pessoas), 21 de dezembro 2023 (32 pessoas) e 8 de fevereiro de 2024 (4 pessoas), que seguiram para o Cairo antes de embarcarem para o Brasil – explicou a pasta.

Lula

Repatriação – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Luva visita a Etiópia

Leia mais! EM REUNIÃO COM LULA, LIRA CITA VETOS E PEDE QUE EXECUTIVO CUMPRA ACORDOS

O segundo destino da agenda internacional, a Etiópia, Lula deverá se reunir com autoridades locais, bem como participar da Assembleia da União Africana. De acordo com o MRE, o presidente deverá reforçar as oportunidades de cooperação entre os países africanos e o Brasil. Além disso, acrescentar que, durante a presidência brasileira do G20, os três eixos centrais do grupo são a inclusão social com combate à fome e à pobreza; o desenvolvimento sustentável e transição energética; bem como a reforma da governança global.

EconomiaLulaministério das Relações Exteriorespolítica

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais