Início » Em reunião com Lula, Lira cita vetos e pede que Executivo cumpra acordos

Em reunião com Lula, Lira cita vetos e pede que Executivo cumpra acordos

O alagoano relatou a Lula a insatisfação do colegiado sobre a postura do Palácio do Planalto em desfazer decisões tomadas pelo Plenário

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram, nesta sexta-feira (9), após um período de tensionamento entre os poderes Executivo e Legislativo. No encontro, segundo apurou a Arko, Lira repetiu parte das insatisfações que relatou no discurso feito na abertura do ano Legislativo. Além disso, destacou a postura da Câmara dos Deputados em momentos considerados cruciais para o país, como na aprovação da PEC da Transição. Bem como, o reconhecimento do parlamentar ao resultado da eleição presidencial.

Lula

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Leia mais! ARTICULAÇÃO POLÍTICA EM XEQUE – ANÁLISE

Embora um dos motivos para a recente rusga seja o veto a mais de R$ 5 bilhões em emendas parlamentares, o dispositivo, em si, não foi tratado. Mas o recado foi dado.

As queixas de Lira

O alagoano relatou ao chefe a Lula a insatisfação do colegiado sobre a postura do Palácio do Planalto em desfazer decisões tomadas pelo Plenário. Isso através de Medidas Provisórias ou de vetos presidenciais a projetos aprovados pela maioria do Congresso, após amplo diálogo e acordos. O que mais irritou o Congresso foi a edição da MP 1202/23 para reonerar a folha de pagamento, mesmo após o Congresso ter derrubado o veto. Lira também citou, por exemplo, os vetos ao arcabouço fiscal, Carf e ao projeto das apostas online. Por outro lado, destacou o trabalho da Casa para ajudar a aprovar a agenda econômica e de governo.

Leia mais! BRASIL É O QUARTO MAIOR CONSUMIDOR GLOBAL DE FERTILIZANTES

Percepção após reunião com Lula

A percepção de aliados de Lira após a reunião é de que a relação tem tudo para dar certo desde que os dois lados estejam, como em todo bom casamento, em perfeita harmonia e diálogo. A avaliação é de que o clima tem tudo para melhorar, desde que os recentes episódios não se repitam. Se dará certo, só saberemos após o recesso de Carnaval.

Arthur LiraExecutivoLuis Inácio Lula da Silvapolítica

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais