Início » João Doria anuncia Rodrigo Maia como secretário e mira articulação para 2022

João Doria anuncia Rodrigo Maia como secretário e mira articulação para 2022

A+A-
Reset

Pré-candidato à presidência da República, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que vai nomear o deputado Rodrigo Maia (Sem partido-RJ) como Secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Governo de São Paulo. Maia é ex-presidente da Câmara dos Deputados e terminou o mandato como opositor do governo Jair Bolsonaro.

A secretaria que será assumida por Maia tem como objetivo agilizar os projetos de desestatização, acelerando as parcerias público-privadas e concessões.

“A experiência do Rodrigo Maia à frente da Câmara fortaleceu nele a capacidade de dialogar com governos, sociedade civil e setor produtivo, com eficiência e credibilidade. Todas as reformas que passaram sob sua liderança só foram possíveis por causa do diálogo, do senso de urgência e do olhar estratégico de quem sabe o que é verdadeiramente importante para o país”, disse Doria ao anunciar a nomeação.

Mas, além da função burocrática, a aproximação de Maia e Doria tem como objetivo fortalecer o governador paulista na corrida para 2022. Atualmente Doria enfrenta uma disputa interna no PSDB e, para ser o candidato do partido ao Planalto, precisa vencer nas prévias marcadas para novembro.

“O Rodrigo Maia tem muito trânsito junto aos partidos de centro. É conhecido pela capacidade de articulação, então o Doria já traz ele pensando em um movimento maior, caso vença a prévia do PSDB”, explica Carlos Eduardo Borenstain, cientista político da Arko Advice. Ele lembra que Doria teve papel importante na candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara. “Na época se dizia que era uma espécie de laboratório de uma potencial aliança entre MDB, DEM e PSDB, mas acabou que Baleia perdeu”, disse.

Doria tem se movimentado para conseguir apoio suficiente para ser o candidato do PSDB. Na quarta-feira (18), o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, declarou apoio ao governador na disputa. “Qual é o x da política? É a capacidade de juntar. Quem junta mais? É o Doria neste momento”, disse, em vídeo divulgado nas redes sociais. Ainda hoje, FHC, que é presidente de honra do partido, possuiu grande influência dentro do partido.


Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais