Início » Israel: Mais de 2,3 mil brasileiros solicitam repatriação 

Israel: Mais de 2,3 mil brasileiros solicitam repatriação 

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Nesta terça-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou que, até o momento, 2.377 brasileiros em Israel se inscreveram no processo para repatriação ao Brasil. As informações é da embaixada brasileira em Tel Aviv. O território israelense foi atacado pelo grupo radical Hamas no sábado (7). 

A maioria dos inscritos são turistas que visitavam a capital israelense e Jerusalém. Para solicitar a repatriação, os brasileiros preencheram o formulário on-line disponibilizado pelo MRE. Ainda, segundo a pasta há a estimativa de que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina.

repatriação

EBC – Agência Brasil / © REUTERS/Ashraf Amra

Repatriação de brasileiros em andamento

A Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores, foi acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel. A aeronave KC-30 decolou da capital federal, nessa segunda-feira (9), às 16h20 (horário local), para resgatar os brasileiros localizados em Israel. Na ocasião, ocorreu o transporte de cinco profissionais de saúde (dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo) da FAB para auxiliar a operação. 

Leia mais! Hamas desmascara narrativa de transição de entidade armada para política

A expectativa é que o KC retorne nesta quarta-feira (11),  por volta da 1h, em Brasília. No total, a Operação Voltando em Paz contará com seis aeronaves da FAB para a repatriação dos brasileiros que tentam sair de Israel após os bombardeios. 

repatriação

Repatriação brasileiros vindos da Ucrânia – Foto: Divulgação/FAB

Leia mais! Ataque do Hamas à Israel traz tensão ao governo

O Comandante desta operação, major aviador Rafael de Oliveira Bertholdo, comentou sobre a missão. “Essa ajuda humanitária comprova a característica de pronta-resposta da nossa Força Aérea, pois foi possível preparar as aeronaves e coordenar a missão em um curto espaço de tempo. Fica nítida a real necessidade de nosso país possuir aeronaves desse porte. O KC-30 tem como uma das principais características a capacidade de transportar um grande número de pessoas, com segurança, para longas distâncias. Assim, essa é uma missão real de utilização do poder aéreo em tempo de guerra”, destacou.

FABGuerraIsraelministerio da defesarela

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais