Israel
Foto: Divulgação/FAB

Nesta terça-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou que, até o momento, 2.377 brasileiros em Israel se inscreveram no processo para repatriação ao Brasil. As informações é da embaixada brasileira em Tel Aviv. O território israelense foi atacado pelo grupo radical Hamas no sábado (7). 

A maioria dos inscritos são turistas que visitavam a capital israelense e Jerusalém. Para solicitar a repatriação, os brasileiros preencheram o formulário on-line disponibilizado pelo MRE. Ainda, segundo a pasta há a estimativa de que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina.

repatriação
EBC – Agência Brasil / © REUTERS/Ashraf Amra

Repatriação de brasileiros em andamento

A Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores, foi acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel. A aeronave KC-30 decolou da capital federal, nessa segunda-feira (9), às 16h20 (horário local), para resgatar os brasileiros localizados em Israel. Na ocasião, ocorreu o transporte de cinco profissionais de saúde (dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo) da FAB para auxiliar a operação. 

Leia mais! Hamas desmascara narrativa de transição de entidade armada para política

A expectativa é que o KC retorne nesta quarta-feira (11),  por volta da 1h, em Brasília. No total, a Operação Voltando em Paz contará com seis aeronaves da FAB para a repatriação dos brasileiros que tentam sair de Israel após os bombardeios. 

repatriação
Repatriação brasileiros vindos da Ucrânia – Foto: Divulgação/FAB

Leia mais! Ataque do Hamas à Israel traz tensão ao governo

O Comandante desta operação, major aviador Rafael de Oliveira Bertholdo, comentou sobre a missão. “Essa ajuda humanitária comprova a característica de pronta-resposta da nossa Força Aérea, pois foi possível preparar as aeronaves e coordenar a missão em um curto espaço de tempo. Fica nítida a real necessidade de nosso país possuir aeronaves desse porte. O KC-30 tem como uma das principais características a capacidade de transportar um grande número de pessoas, com segurança, para longas distâncias. Assim, essa é uma missão real de utilização do poder aéreo em tempo de guerra”, destacou.

Autor