Início » Ataque do Hamas à Israel traz tensão ao governo

Ataque do Hamas à Israel traz tensão ao governo

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, decolou sábado de Recife rumo à Ilha do Sal em Cabo Verde. Seria uma escala de viagem oficial para a Suécia onde negociaria a venda dos aviões KC-360 da Embraer. Impactado com o noticiário sobre o gigantesco ataque terrorista do Hamas em Israel.

José Mucio Monteiro ordenou que a aeronave voltasse a Brasília. Além disso ainda no sábado os comandantes das forças se reuniram com o ministro para avaliar a situação. Assim neste domingo haverá uma reunião extraordinária com o Ministro das Relações Exteriores.

Para Thiago de Aragão, ceo da Arko USA, consultoria em geopolítica sediada em Washington, “a ofensiva do Hamas compromete irremediavelmente a narrativa de independência da Autoridade Palestina lançam por terra as tentativas de fomentar um diálogo construtivo entre a Autoridade Palestina e Israel, ainda que o Hamas seja o arquiteto da ruína desse diálogo” .

No meio da confusão, o PT condenou os ataques sem particularizar o Hamas. Já o presidente Luís Inácio Lula da Silva foi enfático e se declarou chocado com o ocorrido.

Desdobramentos do ataque do Hamas

agenda econômica

Lula se posicionou sobre ataque do Hamas Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nas esferas governamentais existe o temor que o conflito transborde para outras áreas problemáticas sob o ponto de vista internacional. Além disso, existe a preocupação com até mesmo um ataque israelense ao Irã por conta do apoio desse país ao Hamas. O apoio iraniano ao Hamas se intensificou ao longo dos últimos anos, a partir do aumento do fluxo de linhas de crédito da China ao Irã, possibilitando que os persas resumissem o financiamento dado ao Hezbollah e ao Hamas. Também essa é uma das preocupações do governo brasileiro, dado que Benjamin Netanyahu, primeiro ministro israelense, vê Teerã como a fonte intelectual dos ataques.

Preocupado com a situação dos brasileiros em Israel, o Ministério da Defesa coordena uma missão de resgate promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB) que deverá seguir para Israel nos próximos dias.

governoHamasInternacionalIsrael

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais