Início » Inteligência artificial é prioridade para o Senado em 2024, elenca Pacheco

Inteligência artificial é prioridade para o Senado em 2024, elenca Pacheco

Pacheco é autor de um pl que estabelece diretrizes para o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O Senado retorna aos primeiros trabalhos de 2024 na próxima semana e deve votar ao longo deste ano matérias consideradas prioritárias pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Serão tratados temas como a regulamentação da inteligência artificial, a reforma tributária, reoneração da folha de pagamentos e as mudanças no sistema eleitoral.

De acordo com Pacheco, o texto sobre regulação da inteligência artificial deverá ser aprovado até abril de 2024. Além disso, ele é autor de um projeto de lei, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento e a aplicação desses sistemas.

Leia mais! RECEITA PAGA HOJE LOTE RESIDUAL DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Inteligência artificial

O presidente do Senado explica que o texto tem duplo objetivo. De um lado, assegura direitos ao cidadão diariamente impactado pela inteligência artificial. De outro, fixa ferramentas de governança, fiscalização e supervisão para o desenvolvimento da tecnologia.

inteligência artificial

Foto: Freepik

 

Contudo, a matéria aguarda relatório do senador Eduardo Gomes (PL-TO) na Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial (CTIA).

Reforma Tributária

De acordo com Pacheco, o Senado e Câmara precisam avançar na regulamentação da reforma tributária. Promulgada em dezembro como Emenda Constitucional 132, a mudança prevê bases para a unificação de impostos sobre o consumo e para o fim da guerra fiscal.

inteligência artificial

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Contudo, a aplicação efetiva da reforma depende principalmente da aprovação de projetos de lei que ainda nem chegaram ao Parlamento. A estimativa é de que pelo menos 71 dispositivos da Emenda Constitucional 132 carecem de regulamentação.

Leia mais! SENADO DEVE REGULAMENTAR ATÉ ABRIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

– Ao longo de 2024, tornaremos real a reforma tributária através da legislação infraconstitucional e da legislação complementar à Constituição Federal. A reforma será enfim uma realidade no Brasil com a simplificação tributária. Vamos nos dedicar muito a essa regulamentação – afirmou Rodrigo Pacheco.

Reoneração da folha

A reoneração da folha é outro tema que deve impulsionar os senadores no início do ano é a medida provisória (MP). Entre outros assuntos, a matéria restringe o efeitos da Lei 14.784, de 2023. A norma, promulgada por Pacheco em dezembro, reduz impostos cobrados sobre a folha de pagamentos de 17 setores da economia.

inteligência artificial

Foto: Freepik

Alguns parlamentares da oposição chegaram a defender a devolução da medida provisória ao presidente Lula. Porém, após negociações com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Pacheco anunciou que o Palácio do Planalto deve revogar o trecho específico da MP que trata da reoneração.

Leia mais! INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AFETARÁ 40% DOS EMPREGOS NO MUNDO, REVELA FMI

Reforma eleitoral

O presidente do Senado prevê ainda a votação de dois projetos que alteram a legislação eleitoral: o PL 4.438/2023 e o projeto de lei complementar. As duas matérias aguardam deliberação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

inteligência artificial

Foto: Antônio Augusto/ Ascom-TSE

Leia mais: 49% APROVAM LULA; 42% DESAPROVAM, APONTA PODERDATA

O pl é uma minirreforma eleitoral. Entre outros temas, o texto proíbe as – candidaturas coletivas – . Isso ocorre quando dois ou mais candidatos buscam ocupar uma mesma cadeira na Câmara dos Deputados ou nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores.

 

EconomiaEleições Municipaisinteligência artificialpolíticaReforma TributáriaReoneraçãoRodrigo PachecoSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais