Início » Senado deve regulamentar até abril inteligência artificial
DestaquePolítica
A+A-
Reset

Senado deve regulamentar até abril inteligência artificial

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou que o Senado deve votar, até abril, a proposta que regulamenta inteligência artificial (IA) no Brasil. A afirmação ocorreu, nesta sexta-feira (19), em Zurique, na Suíça.

Leia mais! Inteligência artificial afetará 40% dos empregos no mundo, revela FMI

Pacheco é o autor da proposta, que tem como base sugestões de uma comissão composta por juristas, em 2022. De acordo com o senador, o texto propõe – limites – à tecnologia.

Leia mais! Arthur Lira cita inteligência artificial como prioridade para 2024

– Até abril a proposta será apreciada na comissão e no plenário. São 45 artigos basicamente, justamente para que haja um limite em relação à inteligência artificial. Não só para as eleições, que se avizinham, municipais e as outras eleições, mas para nossa convivência entre homens e mulheres, e instituições – explicou Rodrigo Pacheco.

Até abril a proposta de inteligência artificial será apreciada na comissão e no plenário, diz Pacheco

Até abril a proposta será apreciada na comissão e no plenário, diz Pacheco – Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Congresso Nacional, desde o último ano, discute bastante o tema. Uma das vertentes, é regulamentar a IA, bem como definir regras, para conter eventuais danos nas eleições municipais, que ocorrerão neste ano.

Leia mais! Inteligência Artificial e Política: os impactos da IA na tomada de decisões

A ideia é vetar o que houve na eleição presidencial na Argentina, onde as campanhas tinham diversos conteúdos falsos, como vídeos, imagens e vozes de pessoas reais – conhecido popularmente como “deepfake“. Nesse sentido, esse recurso permite mostrar o rosto de uma pessoa em fotos ou vídeos alterados.

inteligência artificial

Foto: Antônio Augusto/ Ascom-TSE

Inteligência artificial é assunto nas resoluções eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe, até sexta-feira (19), sugestões sobre as regras que valerão para as eleições municipais de outubro. Atualmente, constam 10 temas sob consulta, que devem ser regulados por resoluções eleitorais a serem votadas pelos ministros da Corte. As eleições municipais ocorrerão no dia 6 de outubro, com probabilidade de um segundo turno no dia 27 de outubro.

Leia mais! Trump vence primeiras prévias para eleições dos EUA em Iowa

A regulamentação da inteligência artificial nas eleições municipais é um dos temas que será discutido. De acordo com o TSE, um dos objetivos é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos. Além disso, de autoridades envolvidas com a organização das eleições.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00