Início » Inteligência Artificial: 4 casos de ameaças ao TSE

Inteligência Artificial: 4 casos de ameaças ao TSE

A Justiça Eleitoral abriu, em janeiro, um ciclo de audiências públicas para discutir as regras, como Inteligência Artificial

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Em ano de eleição, o Tribunal Superior Eleitoral já começa a discutir formas de garantir eleições limpas. A Justiça Eleitoral chegou a abrir, em janeiro, um ciclo de audiências públicas para discutir as regras, como Inteligência Artificial (IA). Nesse sentido, elas vão guiar as eleições municipais neste ano.

Ao mesmo tempo, mesmo antes do período eleitoral, já foi possível registrar casos de fake news utilizando inteligências artificial.

Leia mais! O QUE ESPERAR DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS – ANÁLISE

Veja quatro casos

No fim do ano passado, o prefeito de Manaus (AM), David Almeida (Avante), denunciou à Polícia Federal um áudio falso que estaria sendo compartilhado nas redes sociais. Na gravação criada por Inteligencia Artificial, “o prefeito” ataca professores da rede pública de ensino. Além disso, no boato, o áudio teria sido gravado após os docentes organizarem um protesto por conta do não pagamento do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de Valorização dos Profissionais da Educação.

inteligência artificial

Foto: Freepik

De acordo com a Polícia Federal no Amazonas, foi possível constatar que o áudio se trata de uma montagem, com possíveis recursos de inteligência artificial, contendo fragmentos de outros tipos de áudios, além de simulações.

Leia mais! O CONGRESSO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS – ANÁLISE

Outro caso do chamado deep fake, com intuito eleitoral, ocorreu na disputa pela prefeitura de Maringá. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) emitiu uma ordem judicial contra a Meta, proprietária do WhatsApp, com o objetivo de interromper a circulação do áudio associado a Silvio Barros (PP), pré-candidato à prefeitura do município.

inteligência artificial

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A gravação imita a voz de Barros anunciando a desistência de sua candidatura e apoiando um adversário político. O candidato Silvio Barros é líder nas pesquisas de intenção de voto na cidade de Maringá.

Leia mais! ELEIÇÕES MUNICIPAIS: LULA NEGA TENTATIVA DE EVITAR CANDIDATURA DE TABATA EM SÃO PAULO

Um outro áudio, também criado por IA, foi usado para atacar o deputado federal, Gustinho Ribeiro (PP). O conteúdo da gravação simula o deputado proferindo xingamentos contra adversários políticos da cidade de Lagarto, em Sergipe. A esposa do parlamentar, Hilda Ribeiro, é prefeita do município, e deve concorrer à reeleição neste ano.

Eleições Municipaisinteligência artificialpolíticaTSE

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais