Início » Dia do repórter: confira 3 jornalistas que entraram para a política

Dia do repórter: confira 3 jornalistas que entraram para a política

O repórter é responsável por coletar informações e ainda cobrar mudanças públicas. Com isso, a migração para a política tem sido frequente

A+A-
Reset
Política

Você sabia que existem alguns políticos que antes eram repórteres? Nesta sexta-feira (16), é comemorado o Dia do Repórter. Nesse sentido, é importante para relembrar repórteres que, após alcançarem um nível significativo de popularidade, migraram para o mundo político. Essa transição, muito comum no meio, gerou figuras públicas proeminentes, revelando uma conexão intrigante entre os campos da comunicação e da governança.

repórter

Foto: Montagem

Leia mais! PRIMEIRA-DAMA JANJA TERÁ AGENDA PRÓPRIA NA ETIÓPIA

Confira os repórteres que migraram para a vida política

Anthony Garotinho

Nascido  em 18 de abril de 1960, Anthony William Matheus de Oliveira, começou a sua carreira como radialista bem cedo. Em 1975, o jovem recebeu o apelido de -Garotinho-, isso porque aos 15 anos o jornalista já narrava jogos de fubetol na  Rádio Tupi AM no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução/ Blog do Garotinho

 

Garotinho iniciou sua carreira política por dos dois mandatos em que foi o prefeito de Campos, sua cidade natal. Venceu as eleições para governador do estado do Rio em 1998, com o apoio de Leonel Brizola e amparado num programa de fortalecimento dos direitos sociais e de modernização dos serviços públicos.

No início do governo, o repórter e político teve maior apoio popular e promoveu a criação das Delegacias Legais e investimentos em CIEPs. Além disso, o jornalista continuou trabalhando como radialista em diversas rádios do estado, com destaque para suas participações na Rádio Melodia, onde abordava temas políticos e religiosos.

 

Roberto Jefferson

Roberto Jefferson, nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira como apresentador de televisão, alcançando popularidade no programa O Povo. Ele deu início à sua carreira política em 1971, quando se filiou ao MDB. Contudo, permaneceu no partido até 1980, quando ingressou no PP.

repórteres

Foto: Reprodução/ Internet

Diante disso, Roberto Jefferson foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 1982 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sendo reeleito continuamente até 2005. Além disso, ele participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1987, onde atuou como parte do Centrão, apoiando o mandato presidencial de 5 anos. Na Câmara dos Deputados, ele foi o relator da lei que criminalizou armas não registradas. Bem como, do projeto de lei da união civil homossexual, que foi arquivado.

Leia mais! BOLSONARO PEDE AFASTAMENTO DE MORAES DE INQUÉRITO SOBRE TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO

Celso Russomanno

Celso Ubirajara Russomanno nasceu em São Paulo, no dia 20 de agosto de 1956. O jornalista tornou-se famoso em 1990 em programa  de televisão no qual procurava resolver reclamações de consumidores que se sentiam lesados por empresas dos mais diversos setores. Em 1994, ele entrou para o mundo político como deputado federal, sendo o candidato mais votado neste ano.

repórter

Foto: Reprodução/Celso Russomano

No Congresso Nacional, foi autor de projetos de leis para a melhoria do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, é presidente da Frente Parlamentar da Polícia Federal.

Leia mais! CONGRESSO ARTICULA DERRUBADA DE VETOS À LEI DE PESTICIDAS

Autor de várias obras sobre Direito do Consumidor, o deputado ainda escreve para 23 veículos de comunicação. Líder de audiência com reportagens em defesa do consumidor, Russomanno ainda é popular na televisão. Além disso, é reconhecido nas ruas como uma pessoa que se preocupa com as condições da população.

 

Anthony GarotinhoCelso RussomannopolíticarepórterRoberto Jefferson

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais