Início » Bolsonaro pede afastamento de Moraes de inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Bolsonaro pede afastamento de Moraes de inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

De acordo com a defesa de Bolsonaro, Moraes não pode ser interessado e ao mesmo tempo juiz do caso

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A defesa do ex-presidente Bolsonaro pediu que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja afastado da relatoria de inquérito que investiga existência de uma organização criminosa. Nesse sentido, houve atuação de uma tentativa de golpe de Estado, bem como a abolição do Estado Democrático de Direito.

Bolsonaro

Foto: reprodução/Redes Sociais

A petição foi protocolada nessa quarta-feira (14). De acordo com o documento, Moraes não pode ser interessado e ao mesmo tempo juiz do caso, pois o ministro aparece nas investigações como alvo dos supostos golpistas.

Leia mais! STF DETERMINA QUE BOLSONARO ENTREGUE PASSAPORTE À JUSTIÇA

Ainda, houve o pedido de devolução do passaporte de Bolsonaro, apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, autorizada por Moraes. Como Bolsonaro é um dos alvos, ele foi proibido de deixar o país, bem como de se comunicar com os demais investigados. O presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso recebeu o pedido.

Bolsonaro

Relator da matéria no STF, ministro Luís Roberto Barroso. Foto: Gustavo Moreno/SCO-STF

Na ocasião, a Polícia Federal (PF) cumpriu 48 medidas cautelares contra diversos investigados. Além disso, ex-assessores diretos de Bolsonaro e militares da ativa e da reserva também foram alvo da polícia.

Leia mais! ARMA ILEGAL: OS DETALHES DA PRISÃO EM FLAGRANTE DE VALDEMAR COSTA NETO

De acordo com a defesa de Bolsonaro, a própria PF, em petição, atestou – de maneira indubitável – que Moraes seria vítima central dos atos investigados, com os investigadores – destacando diversos planos de ação que visavam diretamente sua pessoa -.

Leia mais! VITÓRIA DE TRUMP NOS EUA PODE REVERTER INEGIBILIDADE DE BOLSONARO, AVALIA GUSTAVO SEGRÉ

De acordo com a PF, há indícios de que Bolsonaro recebeu e pediu alterações em uma minuta de decreto para realizar um golpe de Estado. O documento previa intervenção na Justiça Eleitoral, bem como a prisão de Moraes.

8 de janeirobolsonaroLuis Roberto BarrosoPolícia FederalpolíticaSTF

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais