Início » Comissão discute produtividade do gás natural veicular nesta terça-feira 

Comissão discute produtividade do gás natural veicular nesta terça-feira 

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados marcou para esta terça-feira (19) a discussão sobre a cadeira produtiva do Gás Natural Veicular (GNV). A comissão ocorrerá, a partir das 17h, no plenário 5. O requerimento é do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).

O deputado explica que, nos últimos anos, a preocupação e a conscientização com os impactos dos combustíveis fósseis no meio ambiente aumentou. Ainda segundo ele, a situação tem estimulado discussões sobre a variação da matriz energética.

– Diante do cenário global de crescente conscientização sobre as questões ambientais e a necessidade de transição para fontes de energia mais limpas, o gás natural veicular emerge como uma peça-chave na matriz energética brasileira – diz Mendonça Júnior.

Leia mais! Governo cria programa para aumentar competitividade do gás natural

Vantagens do gás natural veicular

O GNV é um gás usado de forma natural e pode ser utilizado como combustível para veículos. De acordo com informações do site da Petrobras, o combustível fóssil é como o petróleo. Contudo, oferece vantagens no custo por quilômetro rodado e por ser seco ajuda na vida útil e no tempo de troca de óleo do carro. 

Gás natural veicular

Gás natural pode ser melhor do que outros combustíveis – Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Além disso, por ter baixa emissão de nitrogênio, dióxido de carbono e enxofre, o gás contribui ainda para o meio ambiente, melhorando o ar nas cidades. O deputado Félix Mendonça, também explica que o gás natural é uma fonte de energia primária amplamente disponível, com custos competitivos e emissões de CO2 mais baixas em comparação com outros combustíveis fósseis.

Leia mais! Alckmin destaca necessidade de gás natural para produzir fertilizantes

– No entanto, para colher os benefícios econômicos do gás natural veicular, é essencial superar os desafios logísticos e regulatórios associados, investindo na infraestrutura de escoamento, processamento e transporte – alerta o deputado. 

Câmara dos DeputadoscarbonoGás NaturalPetrobraspolítica

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais