Início » Câmara debate incentivo industrial de fertilizantes e bioinsumos 
DestaqueEconomia

Câmara debate incentivo industrial de fertilizantes e bioinsumos 

A+A-
Reset

Com o objetivo de debater formulação de uma política de incentivo à indústria nacional de fertilizantes, a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados promoverá audiência pública, nesta terça-feira (5). Além disso, discutirão o incentivo de bioinsumos agrícolas.

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS) solicitou o encontro. No pedido, ele ressaltou que atualmente o país importa 85% dos fertilizantes usados na lavoura. De acordo com Heitor, é necessário reduzir a dependência dos fertilizantes importados e desenvolver a indústria nacional, tanto de fertilizantes químicos, como de bioinsumos agrícolas.

Leia mais! Congresso avança na tramitação de MP de isenção para crédito fiscal

Os fertilizantes químicos são nitrogênio, fósforo, potássio, dentre outros.

– Precisamos avaliar os resultados até aqui do Plano Nacional de Fertilizantes, lançado em 2022 com o objetivo de desenvolver a produção nacional para reduzir a dependência da importação. E os bioinsumos, usados na nutrição das plantas, controle de pragas e doenças, e que podem até mesmo substituir os agrotóxicos – falou Heitor.

Deputado Heitor Schuch defendendo o incentivo as indústrias de fertilizantes

Deputado Heitor Schuch (PSB-RS) diz que atualmente o país importa 85% dos fertilizantes usados na lavoura – Foto: divulgação/Câmara dos Deputados

– Outra questão a ser debatida é a proposta de redução do custo tributário da indústria nesse nicho, desde que satisfeitas exigências de sustentabilidade, conteúdo local, desenvolvimento regional, inovação tecnológica, dentre outras – pontuou “, disse Heitor.

O deputado também quer discutir o uso de remineralizadores. Com isso, a necessidade de suprir parte dos nutrientes necessários à produção agrícola, mas também diminuir os custos com a importação de adubos sintéticos.

Leia mais! Governo anuncia seguro cambial para investimentos sustentáveis

– Produto da mineração, os remineralizadores são minerais primários que aumentam a fertilidade, a retenção de água e a atividade biológica do solo. Seu uso melhora a resposta da terra aos fertilizantes e ao manejo agrícola em países de clima tropical – defendeu Heitor.

Confira o Plano Nacional de Fertilizantes

Estarão presentes no debate o gerente-executivo de Integração de Negócios e Participações da Petrobrás, Fábio Azevedo; o assessor de Programas Estratégicos Ministério da Agricultura e Pecuária, Osé Polidoro; o coordenador do Observatório de Bioeconomia, Daniel Vargas, entre outros.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00