Início » Combustível do Futuro: Comissão de Infraestrutura do Senado discute biogás na terça-feira

Combustível do Futuro: Comissão de Infraestrutura do Senado discute biogás na terça-feira

Comissão de Serviços de Infraestrutura discute dispositivos sobre biogás no projeto de lei do Combustível do Futuro

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Na próxima terça-feira (16), às 9h, uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado está agendada para debater disposições sobre o biogás no projeto de lei que aborda o uso de biocombustíveis (PL 528/20). O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), relator da matéria no colegiado, solicitou a audiência.

combustível do futuro Porcentagem de biodiesel em combustível será aumentada em março

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Combustível do Futuro é uma das prioridades do governo para impulsionar a transição energética, incentivando o uso de biocombustíveis e tecnologias mais limpas para reduzir as emissões de carbono e mitigar os impactos ambientais causados pelo setor de transportes. Além de fomentar a produção e o uso de novas tecnologias, a medida propõe incentivos para o desenvolvimento de infraestrutura para distribuição e comercialização. O presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), também classificou a medida como prioridade.

O projeto de lei que trata do Combustível do Futuro passou por diversas etapas na Câmara dos Deputados antes de sua aprovação. Durante a tramitação na Casa, o relator da matéria, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), precisou conceder mudanças no texto para aprovar seu parecer. Entre as mudanças, o relator retirou do parecer o prazo até 2034 para atingir o patamar de 10% de mistura do biometano no gás natural. O texto final apenas determina que CNPE definirá, a cada ano, a quantidade anual mínima do gás, até alcançar o limite de 10%.

Alckmin defende Combustível do Futuro

Após a realização de audiências públicas, debates em comissões temáticas e votações em plenário, a aprovação ocorreu em março deste ano. Agora, o texto aguarda análise e possíveis alterações no Senado. Na quarta-feira (10), o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), saiu em defesa do projeto.

— É claro que cabe ao Senado discutir, amadurecer e debater, mas foi um bom trabalho feito pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Traz avanços importantes para a agroindústria. A cana vai virar combustível, etanol. A soja virar biodiesel. Biogás, hidrogênio de baixo carbono — declarou, no evento Cana Summit, promovido pela Organização de Associações de Produtores de Cana (Orplana).

biocombustíveisComissão de InfraestruturaGás NaturalSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais