Início » COP 28: Lira afirma que “combustível do futuro” é prioridade

COP 28: Lira afirma que “combustível do futuro” é prioridade

A+A-
Reset
Política

Durante discurso na COP 28, nessa terça-feira (6), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Projeto de Lei 4516/23, do “combustível do futuro”, é uma prioridade na Casa comandada por ele.

Leia também! Haddad divulga plano de transformação ecológica na COP 28

Lira também defendeu outros projetos de lei que fazem parte da pauta verde, e destacou o empenho da Câmara para aprová-los. “Saliento, a esse respeito, nosso empenho para regulamentar o mercado de créditos de carbono, aprovar o Programa de Aceleração da Transição Energética e ratificar práticas sustentáveis para a produção e destinação do lítio, entre outros”, disse.

O que é o Combustível do Futuro?

O presidente Lula assinou, em setembro, o projeto de lei do Combustível do Futuro, que faz uma série de mudanças na legislação dos biocombustíveis. O objetivo do programa é incentivar a produção de combustíveis menos prejudiciais ao meio ambiente.

Cerimônia de Assinatura do Projeto de Lei do Programa Combustível do Futuro. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O PL prevê a criação do Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV). Na prática, os operadores aéreos precisam reduzir as emissões de dióxido de carbono entre 1% a partir de 2027, alcançando redução de 10% em 2037. O aumento gradual da mistura de SAF ao querosene de aviação fóssil é fundamental para alcançar essa redução.

Há também o Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV). O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) será responsável de definir os percentuais de biodíesel no diesel comum. O órgão também irá avaliar as condições de oferta do produto, incluindo a disponibilidade de matéria-prima, a capacidade e a localização.

Outra proposta é a elevação dos limites máximo e mínimo da mistura de etanol anidro à gasolina. O texto altera o teor mínimo para 22% e estabelece o percentual máximo em 30%.

Além disso, o PL cria o marco regulatório dos combustíveis sintéticos no Brasil, cuja regulação será atribuída à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Leia também! Lula pede metas mais ambiciosas e maior compromisso na COP 28

Está previsto no texto o marco regulatório para o exercício das atividades de captura e estocagem geológica de dióxido de carbono, cuja regulação também será atribuída à ANP.

Arthur LiraCâmara dos Deputadoscombustívelhidrogênio verdeInternacionalMeio Ambiente

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais