Início » Caso Elon Musk: Moraes nega não isenta X no Brasil de ordens judiciais

Caso Elon Musk: Moraes nega não isenta X no Brasil de ordens judiciais

A empresa de Elon Musk buscava que apenas sua sede internacional fosse responsável em possíveis processos legais.

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido do X, conhecido como Twitter, para isentar sua representação brasileira de ser impactada por decisões judiciais emitidas no Brasil. A empresa de Elon Musk buscava que apenas sua sede internacional fosse responsável em possíveis processos legais.

Elon Musk

Alexandre de Moraes – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Moraes negou, , nesta terça-feira (9), o pedido após a filial brasileira do X argumentar que não possui controle sobre as operações da rede social, operando apenas na comercialização de publicidade e monetização de usuários.

Na decisão, o ministro destacou que a empresa estava buscando – imunidade jurisdicional -para evitar ser afetada por decisões da Justiça brasileira.

De acordo com Moraes, a empresa requerente busca uma verdadeira cláusula de imunidade jurisdicional, para a qual não há qualquer previsão na ordem jurídica nacional.

– Pelo contrário, o fato de que uma das chamadas operadoras internacionais compõe o seu quadro social sugere um abuso da personalidade jurídica. Pois poderia optar por não atender às determinações da Justiça brasileira sem sofrer qualquer consequência, encoberta por sua representante no Brasil – afirmou o ministro.

Elon Musk e Alexandre de Moraes discutem na intenet

Foto: reprodução/@elonmusk

No último fim de semana, Moraes iniciou um inquérito para investigar Elon Musk por conta de críticas ao ministro e a Corte. Ele insinuou desobediência a ordens judiciais contra a plataforma.

Além disso, Moraes observou que os gestores da filial brasileira poderiam ser responsabilizados por possíveis condutas de obstrução de Justiça e desobediência a ordens judiciais. Ele considerou o pedido de restrição às punições como uma possível litigância de má-fé, complementando sua decisão.

Portanto, este episódio evidencia o embate entre as redes sociais e as instituições judiciais brasileiras no contexto da liberdade de expressão e da aplicação da lei.

alexandre de moraesElon MuskpolíticaRedes SociaisSTF

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais